Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6780
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Montenegro, Maria Eleusa | - |
dc.contributor.author | Ribeiro, Marley Antiste | - |
dc.date.accessioned | 2015-06-19T17:23:15Z | - |
dc.date.available | 2015-06-19T17:23:15Z | - |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6780 | - |
dc.description.abstract | A escrita é usada pela sociedade como importante veículo de comunicação e produção. Este trabalho tem como objetivo identificar as dificuldades de aprendizagem na escrita nas séries iniciais do ensino fundamental, foi realizado em uma instituição pública da rede oficial do DF, mais especificamente, na região administrativa do Recanto das Emas. A fundamentação teórica ofereceu embasamento para a condução da pesquisa, conseguindo subsídios que contribuíram significativamente para a reflexão sobre questões relativas à compreensão das dificuldades de aprendizagem na escrita. Na metodologia da pesquisa utilizou-se fundamentos da pesquisa qualitativa e como instrumento de coleta de dados a entrevista semipadronizada, aplicada a quatro professoras da segunda série do ensino fundamental. As categorias selecionadas para a pesquisa foram: a caracterização dos participantes; o processo de aquisição da escrita; causas das dificuldades de aprendizagem; dificuldades de aprendizagem; o trabalho com o aluno; e medidas adotadas pela instituição. Os principais resultados da pesquisa foram: todas as professoras encontraram dificuldades na condução do processo de aquisição da escrita com seus alunos; as participantes citaram as mesmas causas das dificuldades de aprendizagem”; três professoras apresentaram a discriminação das formas das letras, a troca, a omissão e a adição de fonemas como dificuldades encontradas; a leitura foi um dos recursos apresentados para trabalhar com o aluno que tem dificuldade de aprendizagem na escrita; e o reforço escolar foi uma das medidas adotadas pela instituição para solucionar o problema da dificuldade da escrita. Finalmente deve-se ressaltar que as conclusões demonstram que existem, realmente, dificuldades de aprendizagem de escrita nas séries iniciais e que por sua vez interferem na construção do processo de aprendizagem, que é um processo gradual, contínuo e individual. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-19T17:23:15Z No. of bitstreams: 1 20412100.pdf: 370263 bytes, checksum: 0c8f04fcfca32791856180919d7c94bb (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-06-19T17:23:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20412100.pdf: 370263 bytes, checksum: 0c8f04fcfca32791856180919d7c94bb (MD5) | en |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem e escrita | pt_BR |
dc.subject | Dificuldade de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Processo ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Dificuldades de aprendizagem na escrita nas séries iniciais | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2006 | - |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20412100.pdf | 361.58 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.