Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6782
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Montenegro, Maria Eleusa | - |
dc.contributor.author | Ceresa, Daniela Mazo Chiarato | - |
dc.date.accessioned | 2015-06-19T17:26:34Z | - |
dc.date.available | 2015-06-19T17:26:34Z | - |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6782 | - |
dc.description.abstract | A alfabetização é realizada através do processo de aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental sendo que, neste processo, podem ocorrer problemas de aprendizagem na aquisição da leitura e da escrita. Esta pesquisa é um estudo referente às dificuldades de aprendizagem na leitura, em crianças do ensino fundamental. Foi enfatizado o processo de alfabetização nas série iniciais, e as teorias referentes a este processo. O referencial teórico contribuiu com a busca por informações esclarecendo, no decorrer da pesquisa, as dúvidas. Neste trabalho, a intenção foi investigar as dificuldades de leitura no processo de alfabetização nas séries iniciais do ensino fundamental e as soluções encontradas na superação desse problema. A metodologia utilizada para esta pesquisa foi baseada na abordagem qualitativa que ajuda a identificar questões e entender porque elas são importantes. O instrumento utilizado foi uma entrevista semi-estruturada, com questões diretas, partindo da questão gerativa, contudo, centrou-se nos objetivos específicos. Foram entrevistadas quatro professoras da rede particular de ensino do Distrito Federal. Os principais resultados obtidos nesta pesquisa enfatizaram a importância de avaliar o aluno para identificar o grau de sua dificuldade. Como dificuldades mais freqüentes foram apresentadas as trocas de fonemas, interpretação, falta de atenção e dislexia. As sugestões apresentadas pelas professoras foram que é preciso estimular o aluno constantemente com atividades variadas e lúdicas; fazer uma parceria escola e família; ou, de acordo com sua dificuldade, buscar ajuda especializada de um psicopedagogo. Concluindo, foi verificado que as dificuldades de aprendizagem na leitura são importantes e precisam ser sanadas para que o processo de aprendizagem aconteça e seja tranqüilo, pois ler é um ato de sabedoria. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-19T17:26:34Z No. of bitstreams: 1 20436456.pdf: 142026 bytes, checksum: 7c9dd55d8a0efa60aba34256e9607bf2 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-06-19T17:26:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20436456.pdf: 142026 bytes, checksum: 7c9dd55d8a0efa60aba34256e9607bf2 (MD5) | en |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Dificuldade de aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Dificuldades de leitura nas séries iniciais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2006 | - |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20436456.pdf | 138.7 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.