Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6782
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMontenegro, Maria Eleusa-
dc.contributor.authorCeresa, Daniela Mazo Chiarato-
dc.date.accessioned2015-06-19T17:26:34Z-
dc.date.available2015-06-19T17:26:34Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6782-
dc.description.abstractA alfabetização é realizada através do processo de aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental sendo que, neste processo, podem ocorrer problemas de aprendizagem na aquisição da leitura e da escrita. Esta pesquisa é um estudo referente às dificuldades de aprendizagem na leitura, em crianças do ensino fundamental. Foi enfatizado o processo de alfabetização nas série iniciais, e as teorias referentes a este processo. O referencial teórico contribuiu com a busca por informações esclarecendo, no decorrer da pesquisa, as dúvidas. Neste trabalho, a intenção foi investigar as dificuldades de leitura no processo de alfabetização nas séries iniciais do ensino fundamental e as soluções encontradas na superação desse problema. A metodologia utilizada para esta pesquisa foi baseada na abordagem qualitativa que ajuda a identificar questões e entender porque elas são importantes. O instrumento utilizado foi uma entrevista semi-estruturada, com questões diretas, partindo da questão gerativa, contudo, centrou-se nos objetivos específicos. Foram entrevistadas quatro professoras da rede particular de ensino do Distrito Federal. Os principais resultados obtidos nesta pesquisa enfatizaram a importância de avaliar o aluno para identificar o grau de sua dificuldade. Como dificuldades mais freqüentes foram apresentadas as trocas de fonemas, interpretação, falta de atenção e dislexia. As sugestões apresentadas pelas professoras foram que é preciso estimular o aluno constantemente com atividades variadas e lúdicas; fazer uma parceria escola e família; ou, de acordo com sua dificuldade, buscar ajuda especializada de um psicopedagogo. Concluindo, foi verificado que as dificuldades de aprendizagem na leitura são importantes e precisam ser sanadas para que o processo de aprendizagem aconteça e seja tranqüilo, pois ler é um ato de sabedoria.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-19T17:26:34Z No. of bitstreams: 1 20436456.pdf: 142026 bytes, checksum: 7c9dd55d8a0efa60aba34256e9607bf2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-06-19T17:26:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20436456.pdf: 142026 bytes, checksum: 7c9dd55d8a0efa60aba34256e9607bf2 (MD5)en
dc.language.isoporpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectDificuldade de aprendizagempt_BR
dc.titleDificuldades de leitura nas séries iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2006-
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20436456.pdf138.7 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.