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dc.contributor.advisorMontenegro, Maria Eleusa-
dc.contributor.authorLeal, Paula Stefani Souto-
dc.date.accessioned2015-06-19T18:08:29Z-
dc.date.available2015-06-19T18:08:29Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6786-
dc.description.abstractPode-se perceber neste trabalho que, geralmente, no período das séries iniciais, alguns alunos têm uma grande dificuldade de assimilação do conteúdo, necessitando de uma atenção especial por parte do professor; essa atenção falta, muitas vezes, por a turma ser grande e a professora não ter condições de atender às necessidades de todos. O objetivo geral deste trabalho foi conhecer sobre os sucessos e fracassos do processo ensino-aprendizagem, de modo a colaborar com a educação. Foi dada ênfase à Pesquisa Qualitativa, uma vez que a preocupação maior foi com a qualidade dos dados e não com a quantidade.O instrumento utilizado foi a entrevista, pois é uma técnica que permite o relacionamento entre o entrevistado e o entrevistador, buscando informações e dados para a pesquisa. A pesquisa foi realizada em uma escola pública que recebe alunos carentes. Foram entrevistados: duas professoras e dois alunos com dificuldades de aprendizagem, que estavam terminando a quarta série do ensino fundamental. As categorias utilizadas para professores foram: o professor e as dificuldades dos alunos; resolução de problemas de alunos com dificuldades de aprendizagem; providências diante das dificuldades de aprendizagem; e aprovação sem rendimento. As categorias utilizadas para os dados dos alunos foram: dificuldade do aluno em sala de aula; ação do Professor e aprovação sem conhecimento. Os principais resultados desta pesquisa, com relação aos professores, foram: é necessária uma investigação da dificuldade da criança para que se tome alguma providência, esse é o ponto inicial para o trabalho que deve ser feito, com o apoio da escola e do educador, dependendo de sua disponibilidade; é necessário, também, que haja a identificação do problema e acompanhamento por parte pedagógica da escola, pois o professor tem uma turma sob sua responsabilidade sendo que, dessa forma, fica mais fácil realizar um trabalho dirigido aquele aluno especial; existe dificuldade de avaliar o aluno através dos instrumentos de avaliação, o que gera prejuízo ao aluno; é fácil um aluno passar de ano com dificuldades e sem aprendizagem, pois há diversos tipos de avaliação no dia-a-dia, mas isto gera problemas em seus estudos futuros; existem carências de recursos e de salas de apoio para auxiliar os professores este é um problema que acontece, sobretudo, nas escolas públicas; e existem problemas, também, no que se refere aos métodos de ensino, importantes meios facilitadores da aprendizagem. Os resultados alcançados pelos alunos foram: os estudantes esquecem do conteúdo aplicado pela professora em sala de aula e, com isso, a professora sempre briga com eles; existe descaso por parte da professora, pois os alunos não têm o acompanhamento que é necessário e a forma de agir do professor parece ser muito rígida, atrapalhando o desenvolvimento do aluno; os alunos concordam com a aprovação sem rendimento, ficando claro que eles querem passar para a série seguinte; e o importante para eles não é apenas a aprendizagem de conteúdos, mas suas outras competências em sala de aula. Como considerações finais enfatizam-se que os professores necessitam de recursos e apoio da escola para que os problemas de aprendizagem dos alunos sejam trabalhados com mais facilidade. É importante cada escola ter uma equipe pronta para receber os alunos com dificuldades de aprendizagem, devendo ter, também uma sala de apoio, especialmente, para atender alunos de baixo rendimento, fazendo aceleração de aprendizagem, até que o aluno esteja apto a passar para sua turma. Dessa forma, os conhecimentos dos educandos serão os mesmos em sala de aula, facilitando o processo de aprendizagem e ainda o trabalho do professor em sala.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-19T18:08:29Z No. of bitstreams: 1 20362655.PDF: 194511 bytes, checksum: a8f8626840e22e5a265b56ad0ed65f7d (MD5)en
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dc.language.isoporpt_BR
dc.subjectFracasso escolarpt_BR
dc.subjectDificuldade de aprendizagempt_BR
dc.subjectClasse de aceleração da aprendizagempt_BR
dc.titleProcesso ensino–aprendizagem nos alunos das séries iniciais do ensino fundamental: formação ou frustração?pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2007-
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