Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6788
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMontenegro, Maria Eleusa-
dc.contributor.authorCardoso, Ana Ercilia Pereira-
dc.date.accessioned2015-06-19T18:11:15Z-
dc.date.available2015-06-19T18:11:15Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6788-
dc.description.abstractA presente pesquisa pretendeu fazer uma reflexão sobre a Literatura Infantil percebendo de que forma ela contribui para o desenvolvimento das crianças, em Língua Portuguesa, na segunda série do Ensino Fundamental. Nesta. Foi feito um estudo bibliográfico e de campo para melhor entender como utilizar a literatura infantil nas escolas e qual a relação da literatura com a realidade das crianças, além de buscar técnicas de como melhor trabalhar a leitura em sala de aula. Esta pesquisa utilizou pressupostos da pesquisa qualitativa e usou como instrumento a entrevista semi estruturada, com quatro professores de uma escola pública de séries iniciais do ensino fundamental, localizada na região administrativa de Sobradinho-Distrito Federal. As categorias selecionadas para a aplicação do instrumento foram: as contribuições da literatura infantil para a aprendizagem; os benefícios da literatura infantil na sala de aula; as contribuições da literatura infantil na língua portuguesa; literatura infantil X preferência dos alunos; a literatura infantil e o desenvolvimento da criança. Os principais resultados obtidos na aplicação do instrumento foram: todas as participantes convergiram quanto à importância da literatura infantil; enfatizaram os benefícios que a literatura infantil traz, desde a produção e interpretação de texto até a escrita e a melhoria do vocabulário; o despertar do imaginário infantil; a escolha das histórias relacionadas à realidade dos alunos; o desenvolvimento crítico, intelectual e comportamental. Diante dos resultados obtidos na pesquisa, percebeu-se que o professor em sala de aula deve procurar recursos para despertar o interesse para a leitura em seus alunos e tornar a sala de aula um lugar de agradáveis descobertas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-19T18:11:15Z No. of bitstreams: 1 20411885.pdf: 185268 bytes, checksum: a7c33e7bd5c99dc3faa4268300cb826b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-06-19T18:11:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20411885.pdf: 185268 bytes, checksum: a7c33e7bd5c99dc3faa4268300cb826b (MD5)en
dc.language.isoporpt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectHábito de leiturapt_BR
dc.titleLiteratura infantil um recurso metodológico para o aprendizado da língua portuguesa na segunda série do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2007-
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20411885.pdf180.93 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.