Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6788
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Montenegro, Maria Eleusa | - |
dc.contributor.author | Cardoso, Ana Ercilia Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2015-06-19T18:11:15Z | - |
dc.date.available | 2015-06-19T18:11:15Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6788 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa pretendeu fazer uma reflexão sobre a Literatura Infantil percebendo de que forma ela contribui para o desenvolvimento das crianças, em Língua Portuguesa, na segunda série do Ensino Fundamental. Nesta. Foi feito um estudo bibliográfico e de campo para melhor entender como utilizar a literatura infantil nas escolas e qual a relação da literatura com a realidade das crianças, além de buscar técnicas de como melhor trabalhar a leitura em sala de aula. Esta pesquisa utilizou pressupostos da pesquisa qualitativa e usou como instrumento a entrevista semi estruturada, com quatro professores de uma escola pública de séries iniciais do ensino fundamental, localizada na região administrativa de Sobradinho-Distrito Federal. As categorias selecionadas para a aplicação do instrumento foram: as contribuições da literatura infantil para a aprendizagem; os benefícios da literatura infantil na sala de aula; as contribuições da literatura infantil na língua portuguesa; literatura infantil X preferência dos alunos; a literatura infantil e o desenvolvimento da criança. Os principais resultados obtidos na aplicação do instrumento foram: todas as participantes convergiram quanto à importância da literatura infantil; enfatizaram os benefícios que a literatura infantil traz, desde a produção e interpretação de texto até a escrita e a melhoria do vocabulário; o despertar do imaginário infantil; a escolha das histórias relacionadas à realidade dos alunos; o desenvolvimento crítico, intelectual e comportamental. Diante dos resultados obtidos na pesquisa, percebeu-se que o professor em sala de aula deve procurar recursos para despertar o interesse para a leitura em seus alunos e tornar a sala de aula um lugar de agradáveis descobertas. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-19T18:11:15Z No. of bitstreams: 1 20411885.pdf: 185268 bytes, checksum: a7c33e7bd5c99dc3faa4268300cb826b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-06-19T18:11:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20411885.pdf: 185268 bytes, checksum: a7c33e7bd5c99dc3faa4268300cb826b (MD5) | en |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantil | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Hábito de leitura | pt_BR |
dc.title | Literatura infantil um recurso metodológico para o aprendizado da língua portuguesa na segunda série do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2007 | - |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20411885.pdf | 180.93 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.