Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6789
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Serpa, Maria da Glória Noronha | - |
dc.contributor.author | Herman, Milânea Rodrigues Afonso | - |
dc.date.accessioned | 2015-06-19T18:12:44Z | - |
dc.date.available | 2015-06-19T18:12:44Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6789 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa é uma reflexão sobre a temática da importância do lúdico no processo ensino-aprendizagem. Este estudo se propôs a refletir a utilização do lúdico na prática docente. Nesse sentido partimos do objetivo de enfatizar a importância da reflexão sobre este tema, já que nossas crianças precisam cada vez mais de momentos descontraídos de aprendizagem, tornando assim as atividades na escola mais interessantes para as crianças. O marco teórico da pesquisa abrange grandes temas que abordam algumas concepções sobre o lúdico e suas implicações na educação, acrescidos de pensamentos de Piaget, Wallon, Vygotsky, Froebel e outros autores estudiosos dessa temática. A investigação de campo desenvolveu-se sob a perspectiva de uma pesquisa qualitativa descritiva, buscando conhecer a realidade do trabalho com o lúdico na escola. Participaram da pesquisa oito professores de um Colégio particular localizado na asa norte. Em síntese os resultados mostram que os professores parecem conscientes de que o lúdico contribui muito para a aprendizagem das crianças e para a construção do conhecimento e deve ser trabalhado nas escolas de maneira adequada, por meio de atividades diversificadas e interessantes. Assim, foge-se da idéia de que o lúdico é apenas um momento de descontração e brincadeira. Frente a essa situação apresentamos algumas recomendações aos professores no sentido de proporcionar aos alunos aprendizagens partindo da utilização do lúdico deixando que as crianças brinquem para construir seus conhecimentos de ma maneira mais atrativa, descontraída e prazerosa. Destacamos ainda a importância da formação inicial e continuada dos professores para que esse trabalho com o lúdico se integre ao cotidiano da prática docente. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-19T18:12:44Z No. of bitstreams: 1 20412127.pdf: 110312 bytes, checksum: 46985322dc4c3634cded8876c3a79361 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-06-19T18:12:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20412127.pdf: 110312 bytes, checksum: 46985322dc4c3634cded8876c3a79361 (MD5) | en |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.title | A importância do lúdico no processo ensino - aprendizagem | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2007 | - |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20412127.pdf | 107.73 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.