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https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6790
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Montenegro, Maria Eleusa | - |
dc.contributor.author | Silva, Aictyr Lomonte da | - |
dc.date.accessioned | 2015-06-19T18:14:19Z | - |
dc.date.available | 2015-06-19T18:14:19Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6790 | - |
dc.description.abstract | Tendo em vista a falta de investimentos e uma série de dificuldades que os professores vêem enfrentando em sua atuação, para desenvolverem seu trabalho pedagógico, é que foi proposta esta pesquisa, levantando-se aspectos que tragam à memória quais fatores foram determinantes na exclusão social do profissional de educação. O objetivo desta pesquisa foi investigar o processo de exclusão do professor propondo ações de superação deste problema. Este trabalho baseou-se na abordagem qualitativa. Utilizou-se como instrumento, para a coleta de dados, a entrevista, tendo como participantes quatro profissionais da Educação Básica - Séries Iniciais do Ensino Fundamental, que atuam na rede pública de ensino, na região administrativa de São Sebastião - Brasília - Distrito Federal. Para este trabalho, foram escolhidas as seguintes categorias: a desvalorização da educação e da carreira docente; início do processo de desvalorização da educação e da carreira docente; motivos levantados sobre a desvalorização da educação e da carreira docente; possibilidades de mudança; caracterização deste processo nos dias atuais; instituições formadoras de professores e suas contribuições para a valorização do docente; e o papel do Estado e da sociedade frente à desvalorização da educação e do professor. Os principais resultados foram: é uma questão que envolve vários atores da sociedade, dentre eles pais, os próprios docentes e o Estado; a profissão docente degradou-se juntamente com a deterioração do ensino; o capitalismo deixou a escola no limite da sobrevivência; a educação não é vista como prioridade; há falta de interesse do poder público e do povo, que parecem estar acomodados com a situação; as condições de trabalho são ruins; as escolas estão “sucateadas”, com salas de aula cheias e, como conseqüências, existem altos índices de reprovação; e a valorização docente deve ser um trabalho conjunto de pais, docentes e Estado para que busquem uma educação de qualidade. Concluindo, notou-se que existe uma contradição entre o que a legislação educacional propõe e a realidade das escolas. Percebeu-se, também, que a valorização da educação depende de vários fatores que vão desde a criação de políticas públicas até à mobilização e sensibilização da sociedade, a maior interessada por uma educação de qualidade. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-19T18:14:19Z No. of bitstreams: 1 20461609.pdf: 183327 bytes, checksum: 50c4344dcc8c654adcba1e124e568244 (MD5) | en |
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dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.subject | Valorização da educação | pt_BR |
dc.subject | Inclusão do professor | pt_BR |
dc.subject | Valorização da carreira docente | pt_BR |
dc.title | Exclusão do professor: causas, conseqüências e ações para superação | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2007 | - |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
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