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dc.contributor.advisorMontenegro, Maria Eleusa-
dc.contributor.authorTeixeira, Ana Luísa Rezende-
dc.date.accessioned2015-06-19T18:16:09Z-
dc.date.available2015-06-19T18:16:09Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6791-
dc.description.abstractO desenho é para a criança uma atividade que envolve muitas de suas necessidades e potencialidades. No desenho, pode-se ver a inter-relação de vários aspectos do seu desenvolvimento: motores, afetivos, cognitivos. Para a criança, o grafismo é o resultado de uma tendência natural, expressiva, representativa, que revele seu mundo particular. A evolução do grafismo se faz em ritmo pessoal, com um sentido que lhe é próprio. Entretanto, existem semelhanças nas representações gráficas de todas as crianças, dando origem, assim, a estágios regulares. O objetivo principal deste trabalho foi conhecer e compreender a linguagem gráfica infantil e seu desenvolvimento, verificando sua contribuição para a linguagem escrita, sendo os objetivos específicos: verificar a compreensão dos professores sobre o desenvolvimento gráfico infantil; perceber a atuação dos mesmos diante do desenvolvimento do grafismo; e levantar as formas de avaliação do desenvolvimento do grafismo. Esta pesquisa baseou-se na metodologia de pesquisa qualitativa, utilizando-se de entrevistas como instrumentos de pesquisa. Os participantes da pesquisa foram quatro professoras que atuam nos anos Iniciais do Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano. Para organização, análise e discussão de dados, às seguintes categorias: compreensão do grafismo; ação do professor diante do grafismo; atividades para o desenvolvimento do grafismo; e avaliação e entendimento do grafismo infantil. Como alguns resultados do trabalho, pôde-se perceber que: o grafismo é a representação gráfica da realidade da criança; é preciso deixar a criança vivenciar aquilo que está aperfeiçoando; e a criança vai evoluindo de acordo com o seu aprendizado. Este estudo propôs-se refletir sobre o grafismo de uma criança, partindo dos objetivos que eram compreender a evolução gráfica e verificar a relação que a criança faz com sua realidade. Verificou-se, nesse sentido, que as crianças desenham de acordo com o que elas estão sentindo naquele momento. Ao compreender e encaminhar os cursos de Artes para o desenvolvimento dos processos de percepção e imaginação da criança estar-se-á ajudando na melhoria de sua expressão e participação na ambiência cultural em que vive.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-19T18:16:09Z No. of bitstreams: 1 20461612.pdf: 107200 bytes, checksum: 1a944dc690d03c6ca8c7e318ef3ef4c9 (MD5)en
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dc.language.isoporpt_BR
dc.subjectGrafismo infantilpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento gráficopt_BR
dc.subjectLinguagem gráficapt_BR
dc.titleGrafismo infantil um estudo do desenvolvimento da criança e sua contribuição para a linguagem escritapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2007-
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