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https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6792
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Montenegro, Maria Eleusa | - |
dc.contributor.author | Lima, Juliana Almeida de Carvalho | - |
dc.date.accessioned | 2015-06-19T18:18:19Z | - |
dc.date.available | 2015-06-19T18:18:19Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6792 | - |
dc.description.abstract | A falta de limites nas crianças e as dificuldades encontradas pela comunidade escolar para resolver o problema da indisciplina foi o principal motivo da realização desta pesquisa. Este trabalho tem por finalidade levantar aspectos que tragam um pouco da história da educação e as dificuldades enfrentadas hoje na construção de valores diante dos aspectos: família, escola e professores. Esta pesquisa baseou-se na abordagem qualitativa. Utilizou-se como instrumento para a coleta de dados a entrevista, tendo como participantes quatro profissionais da educação básica - Séries Iniciais do Ensino Fundamental, que atuam em uma escola particular, localizada na Região Administrativa – Sudoeste - Distrito Federal. Para este trabalho, foram escolhidas as seguintes categorias: o entendimento dos conceitos de indisciplina e a falta de limites; características observadas em alunos indisciplinados; contribuições do professor na conscientização dos alunos indisciplinados; procedimentos levantados para a resolução do problema na indisciplina em sala de aula; apoio escolar diante da dificuldade do professor; a função do professor, escola e família na construção de limites nas crianças; e sugestões para a resolução do problema da indisciplina. Os principais resultados desse trabalho foram que: a indisciplina é um descumprimento das regras e estas existem para serem cumpridas; as características observadas nos alunos indisciplinados são: levantar demais da cadeira, questionamentos fora do contexto, gritos etc.; as punições não são as melhores formas de se disciplinar, mas sim o diálogo; é importante motivar o aluno, inclui-lo no trabalho escolar e mostrar suas qualidades; deve-se integrar a família no acompanhamento escolar do aluno; a escola deve contribuir para educação do aluno, trabalhando valores através do diálogo; e a escola deve proporcionar o vinculo entre professor e a família, fornecendo-lhe suporte na formação do aluno. Para conclusão, utilizar-se-á uma frase de Paulo Freire ( ) onde ele afirma que “Lutar pela alegria na escola é uma forma de lutar pela mudança do mundo.” | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-19T18:18:19Z No. of bitstreams: 1 20461688.pdf: 407904 bytes, checksum: 586ffe19264299e12bd5a6b9086162cc (MD5) | en |
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dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Professor e família | pt_BR |
dc.subject | Formação de limite | pt_BR |
dc.subject | Disciplina | pt_BR |
dc.title | Indisciplina no ambiente escolar: formação de limites nas crianças | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2007 | - |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
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File | Description | Size | Format | |
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20461688.pdf | 398.34 kB | Adobe PDF | View/Open |
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