Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6794
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Serpa, Maria da Glória Noronha | - |
dc.contributor.author | Souza, Paula Aragão Hastenreiter de | - |
dc.date.accessioned | 2015-06-19T18:22:40Z | - |
dc.date.available | 2015-06-19T18:22:40Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6794 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa é uma reflexão sobre a temática da avaliação da aprendizagem desenvolvida nas séries iniciais do ensino fundamental da escola particular, objetivando em linhas gerais analisar como acontece atualmente a avaliação da aprendizagem nas escolas das séries iniciais. Para tanto, teve como estudo teórico Lukesi (2003), PCNs (1997), Libâneo (1994), Sousa (1991), Romão, (1998), Rabelo (1998), Salinas (2004) Hoffmann (2000), Ferreira (2004), Cordeiro (2007) Silva (2003) entre outros que elaboraram teorias sobre concepções e processos de avaliação. Realizou-se também uma pesquisa de campo em uma escola particular. Participaram da pesquisa cinco professores. Em síntese, pode-se concluir que a maioria dos professores parece ainda orientar-se pela perspectiva de uma avaliação crítica concebida com um juízo de valores sobre o processo de aprendizagem e, assim, busca avaliar seus alunos diariamente por meio de diversas atividades e com diferentes instrumentos. Há, contudo, alguns professores que ainda buscam maneiras tradicionais de avaliar seus alunos parecendo recair na perspectiva quantitativa de medida de conhecimentos. Sendo a avaliação um tema de grande importância no processo ensino-aprendizagem, recomendamos, diante dos resultados, uma ampliação da pesquisa desta temática, a fim de se orientar e utilizar a avaliação de maneira contínua e sistêmica. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-19T18:22:40Z No. of bitstreams: 1 20461751.pdf: 91984 bytes, checksum: 8db9faa92e1dff55f568d693d7bbb295 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-06-19T18:22:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20461751.pdf: 91984 bytes, checksum: 8db9faa92e1dff55f568d693d7bbb295 (MD5) | en |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Aluno | pt_BR |
dc.subject | Professor e educação | pt_BR |
dc.title | Avaliação: um caminho para a aprendizagem | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2007 | - |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20461751.pdf | 89.83 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.