Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6795
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Serpa, Maria da Glória Noronha | - |
dc.contributor.author | Araújo, Mariana Barbosa dos Santos de | - |
dc.date.accessioned | 2015-06-19T18:26:08Z | - |
dc.date.available | 2015-06-19T18:26:08Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6795 | - |
dc.description.abstract | A presente monografia constitui-se em uma análise acercadas atividades lúdicas no processo ensino-aprendizagem da matemática. O método dialético, utilizado nesta pesquisa bibliográfica, demonstra a importância da ludicidade no ensino da matemática e de ser esta aliada do educador e de suas propostas de ensino, visando sempre estabelecer relações entre criança, jogo e educação como fatores de socialização e construção do conhecimento. Nesse sentido, o lúdico é encarado como fundamental recurso metodológico no processo de ensino matemático. Em um segundo momento reforça-se o conceito da importância do lúdico na matemática e a possibilidade do jogo contribuir, na teoria e na prática, onde o lúdico passa a ser encarado com respeito e seriedade no decorrer das atividades em sala de aula. A pesquisa bibliográfica é a metodologia escolhida para o desenvolvimento do tema aleito para o presente estudo, sendo reforçada pela observação e pela experiência profissional de nove anos de séries iniciais do ensino fundamental numa escola particular na região administrativa do Distrito Federal, situada na Asa Sul. O lúdico assume assim papel fundamental neste redimensionamento das relações de ensino-aprendizagem que se estabelecem no âmbito escolar, já que não se pode de nenhuma maneira, dissociar a alegria do ato educativo, sob pena de transformá-lo em um processo frenador da criatividade humana. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-19T18:26:08Z No. of bitstreams: 1 20487101.pdf: 137801 bytes, checksum: 48aab0264a2dafec613b77b2fc4defea (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-06-19T18:26:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20487101.pdf: 137801 bytes, checksum: 48aab0264a2dafec613b77b2fc4defea (MD5) | en |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.subject | Lúdico | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.title | O lúdico na matemática como recurso metodológico da aprendizagem no 4º ano do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2007 | - |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20487101.pdf | 134.57 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.