Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6795
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSerpa, Maria da Glória Noronha-
dc.contributor.authorAraújo, Mariana Barbosa dos Santos de-
dc.date.accessioned2015-06-19T18:26:08Z-
dc.date.available2015-06-19T18:26:08Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6795-
dc.description.abstractA presente monografia constitui-se em uma análise acercadas atividades lúdicas no processo ensino-aprendizagem da matemática. O método dialético, utilizado nesta pesquisa bibliográfica, demonstra a importância da ludicidade no ensino da matemática e de ser esta aliada do educador e de suas propostas de ensino, visando sempre estabelecer relações entre criança, jogo e educação como fatores de socialização e construção do conhecimento. Nesse sentido, o lúdico é encarado como fundamental recurso metodológico no processo de ensino matemático. Em um segundo momento reforça-se o conceito da importância do lúdico na matemática e a possibilidade do jogo contribuir, na teoria e na prática, onde o lúdico passa a ser encarado com respeito e seriedade no decorrer das atividades em sala de aula. A pesquisa bibliográfica é a metodologia escolhida para o desenvolvimento do tema aleito para o presente estudo, sendo reforçada pela observação e pela experiência profissional de nove anos de séries iniciais do ensino fundamental numa escola particular na região administrativa do Distrito Federal, situada na Asa Sul. O lúdico assume assim papel fundamental neste redimensionamento das relações de ensino-aprendizagem que se estabelecem no âmbito escolar, já que não se pode de nenhuma maneira, dissociar a alegria do ato educativo, sob pena de transformá-lo em um processo frenador da criatividade humana.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-19T18:26:08Z No. of bitstreams: 1 20487101.pdf: 137801 bytes, checksum: 48aab0264a2dafec613b77b2fc4defea (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-06-19T18:26:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20487101.pdf: 137801 bytes, checksum: 48aab0264a2dafec613b77b2fc4defea (MD5)en
dc.language.isoporpt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.titleO lúdico na matemática como recurso metodológico da aprendizagem no 4º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2007-
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20487101.pdf134.57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.