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dc.contributor.advisorMontenegro, Maria Eleusa-
dc.contributor.authorRibeiro, Mônica Luiz de Lima-
dc.date.accessioned2015-06-19T18:28:20Z-
dc.date.available2015-06-19T18:28:20Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6796-
dc.description.abstractO professor não é somente aquele que transmite um tipo de saber, ou aquele que ensina algo para o aluno para que ele resolva algo de imediato, mas sim, que associa todas essas ações ao compromisso político e ético, resultando, desse modo, num professor como agente social consciente de seu papel sócio-político-cultural, que se utiliza de práticas reflexivas, as quais procuram estimular o aluno mostrando a relevância social dos conteúdos em seu processo educativo. Neste sentido, este estudo se propôs a investigar a prática pedagógica de três professoras da 3ª série do ensino fundamental de uma escola pública e uma particular, ambas situadas no Plano Piloto – Brasília - Distrito Federal. O objetivo do trabalho foi apresentar aspectos relevantes que contribuam para uma prática pedagógica reflexiva, atendendo às reais necessidades dos alunos, possibilitando uma educação transformadora e emancipatória. Para tanto, a pesquisa se pautou numa abordagem qualitativa. Os procedimentos investigativos foram: a observação das aulas e um questionário aplicado às professoras. Estudiosos da área, tais como: Candau (1993, 2005), Veiga (1991, 2002, 2003, 2004), Tardif (2002), Vasconcellos (1955), Amaral (2006) e Freire (1997) deram sustentação teórica à pesquisa. Pontos evidenciados no trabalho pedagógico, entre eles, a questão do trabalho com a realidade do educando; a interdisciplinaridade; o conhecimento prévio do aluno; o trabalho em grupo, e a construção do conhecimento se constituíram nas categorias analisadas. Como resultados da pesquisa pôde-se perceber a necessidade de se trabalhar com a realidade do educando, uma vez que ao fazer uso dessa prática, o aluno vivencia e entusiasma-se com a aprendizagem. Dessa forma, o conteúdo apreendido adquire um significado e relevância na vida social do aluno; verificou-se a importância da articulação dos conteúdos em detrimento da fragmentação dos mesmos; a intencionalidade da professora de criar situações que ligam o conhecimento científico à experiência do sujeito, indicando uma prática reflexiva, foi também percebida; o trabalho em grupo foi demonstrado como uma atividade que envolve diversas ações interativas contribuindo para a formação da consciência social do sujeito; e, por fim, quanto à construção do conhecimento foi evidenciada que, juntos, educador e educando, construíram o conhecimento, a aprendizagem, refletindo sobre os mesmos. As considerações finais demonstraram que elementos significativos contribuem para a construção de uma prática reflexiva/criativa que busca a unicidade entre teoria e a prática, procurando a superação da relação pedagógica autoritária e paternalista, valorizando a ação dialética entre o professor, o aluno e a realidade social.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-19T18:28:20Z No. of bitstreams: 1 20489622.pdf: 155562 bytes, checksum: 90eb60f67ca07ae0c693744f8c0354a1 (MD5)en
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dc.language.isoporpt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectPrática reflexivapt_BR
dc.titleA prática pedagógica do professor de 3ªsérie do ensino fundamental: elementos para uma prática reflexivapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2007-
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