Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6798
metadata.dc.type: TCC
Title: A importância do lúdico no desenvolvimento da criança
Authors: Ribeiro, Denise Ramos de Souza
metadata.dc.contributor.advisor: Montenegro, Maria Eleusa
Abstract: Este trabalho trata sobre a importância do lúdico para o desenvolvimento infantil, destacando-se os aspectos psicológicos e sociais da criança, pois é através da brincadeira que a criança consegue expressar seus sentimentos em relação ao mundo social. O objetivo geral deste trabalho foi mostrar que brincando a criança alivia as pressões que o meio oferece sendo, assim, uma peça fundamental para o seu desenvolvimento e formação. A metodologia usada baseou-se na pesquisa qualitativa que estimula os participantes a pensarem livremente sobre algum tema, objeto ou conceito. O instrumento de coleta de dados utilizado nesta pesquisa foi a entrevista, respondida por com quatro professoras de 1ª a 4ª séries, do Ensino Fundamental, que se encontravam na faixa etária entre 20 a 39 anos e atuantes em sala de aula por mais de cinco anos ininterruptos. Como cenário, foram escolhidas quatro escolas privadas situadas no Plano Piloto, em Brasília, Distrito Federal, que atendem da Educação Infantil à segunda etapa do Ensino Fundamental. As categorias escolhidas para a organização, análise e discussão dos dados foram: utilização do lúdico; assimilação do conteúdo e o lúdico; atividades lúdicas utilizadas; investimento em materiais pedagógicos; cursos extracurriculares; novidades didáticas encontradas; aspectos negativos e dificuldades na utilização do lúdico. Como resultados dessas categorias, têm-se que todas as professoras concordaram que a utilização do lúdico é importante no desenvolvimento e formação da criança, fazendo com que elas aprendam e desenvolvam rapidamente o seu aprendizado; as novidades, no que se refere ao lúdico, mais utilizadas são tiradas de revistas, livros, internet e na troca de informações entre os colegas de trabalho; as quatro escolas investem em materiais lúdicos e realizam as semanas pedagógicas; quanto aos cursos extracurriculares, cada professor se responsabiliza pelo seu, mas uma escola, dentre as quatro, investe em seus profissionais com ajuda de custo para os cursos; e quanto aos aspectos negativos e as dificuldades que as professoras entrevistadas apontaram foram a falta de tempo para planejar as aulas e falta de disposição por causa da rotina de trabalho. A criança deve ser estimulada a brincar porque, por meio do brincar, se socializará, aprenderá a dividir, a ser criativa, a compartilhar momentos diferentes, a experimentar novos sentimentos e a demonstrar sua personalidade e sua própria opinião.
Keywords: Brincadeira e jogo
Aprendizagem lúdica
Lúdico
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6798
Issue Date: 2007
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20746593.PDF115.09 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.