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https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6799
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Montenegro, Maria Eleusa | - |
dc.contributor.author | Cavalcante, Lélia Adriana Daher | - |
dc.date.accessioned | 2015-06-19T18:34:48Z | - |
dc.date.available | 2015-06-19T18:34:48Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6799 | - |
dc.description.abstract | O enfoque prioritário à importância do plano de aula deve-se ao fato de que, muitos professores, atualmente, sentem dificuldade em planejar suas aulas, tendo em vista a falta de tempo e de suporte pedagógico. Entretanto, mesmo com todas as dificuldades, acredita-se na possibilidade de introduzir mudanças, fazendo com que o plano de aula ganhe novo significado na vida da escola, dos alunos e dos professores. O presente trabalho tem como objetivo apresentar estudo teórico e análise de questionário aplicado a algumas professoras do ensino fundamental sobre a prática do plano de aula, como um instrumento político-pedagógico e estratégia de organização coletiva dos professores diante das políticas educacionais. A metodologia utilizada para a elaboração deste trabalho baseou-se na pesquisa qualitativa com a utilização de um roteiro de entrevista como instrumento. Os participantes desta pesquisa foram cinco professoras que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola da rede particular de ensino situada na Asa Norte – Plano Piloto – Brasília – Distrito Federal. As categorias escolhidas para este trabalho foram: a elaboração do plano de ensino; a importância da realização do plano de aula; realização do plano de aula (individualmente ou de forma coletiva); diagnóstico das necessidades dos alunos para a realização do plano de aula; o plano de aula como um roteiro; dificuldades na elaboração do plano de aula; e avaliação do plano de aula. Os principais resultados alcançados nesta pesquisa foram: necessidade de elaboração do plano de aula coletivamente; o planejamento docente melhora o aprendizado; plano de aula coerente com a realidade do aluno; flexibilidade do plano de aula; traçar metas e identificar problemas; e avaliação do fazer pedagógico. Planejar é dar sentido à ação, é questionar sobre a importância das práticas pedagógicas. Através do planejamento é possível encontrar caminhos para a efetivação dos princípios pedagógicos assumidos. O plano de aula é a mediação entre aquilo que pensamos teoricamente ser a educação e o ensino, e a realidade concreta. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-19T18:34:48Z No. of bitstreams: 1 20746605.PDF: 109717 bytes, checksum: db57f0d3b2c86aecd95d092abc0f5136 (MD5) | en |
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dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.subject | Plano de aula | pt_BR |
dc.subject | Planejamento de ensino | pt_BR |
dc.subject | Planejamento pedagógico | pt_BR |
dc.title | Plano de aula concepções e práticas docentes | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2007 | - |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
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File | Description | Size | Format | |
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20746605.PDF | 107.15 kB | Adobe PDF | View/Open |
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