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https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6803
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Montenegro, Maria Eleusa | - |
dc.contributor.author | Marques, Wendel da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2015-06-19T18:57:49Z | - |
dc.date.available | 2015-06-19T18:57:49Z | - |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6803 | - |
dc.description.abstract | A pesquisa teve como motivação inicial um trabalho desenvolvido em uma escola da Asa Norte, Brasília - Distrito Federal que atende jovens e adultos, dentro do 1º segmento da Educação de Jovens e Adultos - EJA, que corresponde ao nível de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental. Um outro fator motivador foi a observação de como esses professores trabalhavam a disciplina de História, sempre tentando ancorar o que era estudado com a realidade atual dos educandos. A presente pesquisa tem, portanto, como objetivo geral investigar a formação de professores de séries iniciais do Ensino Fundamental em relação ao ensino de História na Educação de Jovens e Adultos. O método utilizado foi a pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso; o instrumento utilizado foi a entrevista semi-estruturada. Os participantes da pesquisa foram quatro educadores. As categorias selecionadas para o trabalho foram: caracterização da clientela, procedimentos metodológicos utilizados, formação acadêmica, orientações da Secretaria de Educação e da escola para atuação na EJA e carências para o trabalho. Principais resultados encontrados: materiais didáticos são inadequados, falta formação básica para os educadores, utilização de diversas fontes que servem de suporte para o cotidiano de sala de aula e a diferenciação do ensino regular para o ensino da EJA. Os resultados confirmaram certo despreparo dos profissionais da Educação de Jovens e Adultos, fato este demonstrado através da constatação de que as instituições formadoras de educadores não têm se preocupado com a modalidade educacional pesquisada, podendo ser generalizada para o âmbito das políticas públicas educacionais. Quanto aos materiais didáticos, esses, muitas vezes, têm de ser adaptados e o que surpreendeu foi o suporte dado a alguns educadores por parte das escolas, o suporte verificado são as reuniões pedagógicas, que possibilitam trocas de experiência, a elaboração de materiais didáticos, e em alguns casos cursos voltados para da EJA. Tal suporte pode ser classificado como bom pois vem permitindo que os educadores façam uma parceria com os próprios profissionais da área e concomitantemente com os órgãos de gerência da educação, sendo esses entendidos como a própria direção da escola e a Secretaria de Educação. As instituições de educação que trabalham com a EJA têm buscado sanar as dificuldades inerentes ao trabalho, dando oficinas especializadas, promovendo mesmo que indiretamente a troca de experiências entre os educadores e permitindo que seus esses tenham acesso à formação continuada. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-19T18:57:49Z No. of bitstreams: 1 20362777.pdf: 117151 bytes, checksum: d560809f6a28a9dcc431421593766ea8 (MD5) | en |
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dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.subject | Formação de professor | pt_BR |
dc.subject | EJA | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.title | A formação de professores para as séries iniciais do ensino fundamental e o ensino de história: um estudo com jovens e adultos | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2006 | - |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
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File | Description | Size | Format | |
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20362777.pdf | 114.41 kB | Adobe PDF | View/Open |
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