Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6806
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMontenegro, Maria Eleusa-
dc.contributor.authorGontijo, Wellyan Rodrigues-
dc.date.accessioned2015-06-22T18:27:19Z-
dc.date.available2015-06-22T18:27:19Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6806-
dc.description.abstractEsse trabalho pretendeu refletir sobre o processo de avaliação da aprendizagem na prática escolar. Foram utilizados, como base teórica, os estudos de Luckesi (1997), Melchior (2002), Haydt (1995), entre outros, com o objetivo de pesquisar sobre a avaliação no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, com vistas a oferecer subsídios que colaborem com os profissionais de educação. A pesquisa de campo sob a perspectiva qualitativa foi realizada em duas escolas: uma instituição particular, localizada na Asa Norte – Plano Piloto, Brasília, e outra pública, na região administrativa do Núcleo Bandeirante, ambas no Distrito Federal. Participaram da pesquisa seis professoras, sendo duas da instituição particular e quatro da rede pública de ensino. As categorias selecionadas para o trabalho foram: conceito de avaliação; aspectos considerados na avaliação; técnicas e instrumentos de avaliação; avaliação como meio de aprendizagem; a formação do professor e a avaliação; e normas da escola sobre avaliação. Os resultados mostraram que as professoras consideram que avaliar é medir, verificar o que o aluno conhece, levando em consideração as necessidades de cada um. Que é um processo contínuo e que se deve avaliar também o trabalho do professor. As professoras afirmaram que avaliam seus alunos diariamente com diversas atividades, mas ainda há, por parte de algumas professoras, a avaliação tradicional, arraigada em suas atitudes. Relataram considerar o nível de conhecimentos dos alunos, e também alteram suas técnicas e melhoram sua metodologia para auxiliar a aprendizagem. Avaliar é um processo interativo, pois supõe julgamento a partir de uma escala de valores. O propósito da avaliação não é detectar o sucesso ou o fracasso dos alunos para fins classificatórios. E sim, diagnosticar suas dificuldades para poder selecionar técnicas mais adequadas de ensino e planejar atividades que os ajudem a ascender a níveis ou estágios mais complexos da aprendizagem. Diante dos resultados, recomenda-se um estudo aprofundado sobre o tema, de forma que o avaliar torne-se, para os professores e alunos, uma satisfação, um impulso para novas buscas e realizações e nunca motivos de bloqueios e frustrações do processo educacional.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-22T18:27:16Z No. of bitstreams: 1 20436655.pdf: 128544 bytes, checksum: 6ba803135a3cb2f1d1aab760827eeeea (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-06-22T18:27:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20436655.pdf: 128544 bytes, checksum: 6ba803135a3cb2f1d1aab760827eeeea (MD5)en
dc.language.isoporpt_BR
dc.subjectProcesso ensino-aprendizagempt_BR
dc.subjectAvaliação da aprendizagem escolarpt_BR
dc.subjectFormação de professorpt_BR
dc.titleAvaliação da aprendizagem escolapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2007-
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20436655.pdf125.53 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.