Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6809
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Montenegro, Maria Eleusa | - |
dc.contributor.author | Belfort, Maria Luzanir Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2015-06-22T18:34:25Z | - |
dc.date.available | 2015-06-22T18:34:25Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6809 | - |
dc.description.abstract | As práticas em sala de aula podem influenciar decisivamente para a formação plena do ser humano, desenvolvendo suas habilidades e, ao mesmo tempo, proporcionando um ambiente de socialização. Partindo dessa premissa, os jogos lúdicos podem constituir-se como recurso didático no processo de alfabetização nas séries iniciais do ensino fundamental, sendo este o tema escolhido para esse trabalho de conclusão do curso de Pedagogia. O objetivo principal desta pesquisa foi verificar a importância do lúdico como recurso no processo de alfabetização de crianças nas primeiras séries do ensino fundamental, de modo a oferecer contribuições aos profissionais da educação. O enfoque desta monografia foi voltado para a abordagem qualitativa, pois propôs o contato direto do pesquisador com o ambiente e situações que estavam sendo investigadas, através do trabalho de campo. Este trabalho ocorreu em duas escolas, uma pública e outra particular do Distrito Federal, localizadas na região administrativa de São Sebastião, cujos participantes foram oito professores, sendo quatro da escola pública e quatro da escola particular. O instrumento utilizado foi a entrevista semi-estruturada. As categorias selecionadas para a organização, análise e discussão dos dados coletados foram: utilização dos jogos lúdicos; jogos lúdicos e aprendizagem; reação dos alunos aos jogos e brincadeiras; interações lúdicas no desenvolvimento cognitivo, afetivo e físico-motor; e dificuldade na utilização dos jogos. Os principais resultados obtidos com a realização desta pesquisa foram: as professoras utilizam diversos jogos em sala de aula; relataram que acreditam na aprendizagem por meio de jogos e brincadeiras; afirmaram que as crianças reagem de forma positiva quando lhes é oferecido aula envolvendo jogos; acreditam nos benefícios que as interações lúdicas proporcionam para o desenvolvimento cognitivo da criança; e não sentem dificuldade na utilização dos jogos. Como considerações finais pode-se dizer que foi possível verificar a importância dos jogos lúdicos no processo de alfabetização. Por meio destes jogos, a criança adquire capacidade de viver em grupo, posicionar-se melhor diante de problemas. Dessa maneira, pode-se afirmar que os jogos lúdicos não são somente um facilitador da aprendizagem, mas sim um fator fundamental e essencial para um bom desenvolvimento global do indivíduo, pois possibilita à criança melhorar sua relação com outras crianças, assumir responsabilidades, adaptar a situações frustradoras e perceber a si mesmo como sujeito. Espera-se que os educadores adotem cada vez mais o uso dos jogos lúdicos em sala de aula e percebam a importância de sua aplicação na aprendizagem, proporcionando à criança um clima prazeroso, cheio de alegria e espontaneidade, propondo atividades e estimulando-as, para que desenvolvam suas potencialidades. Notou-se que tanto os professores da escola pública, quanto os da escola particular, utilizam os jogos lúdicos em sala de aula e acreditam em seu benefício. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-22T18:34:25Z No. of bitstreams: 1 20511987.pdf: 338875 bytes, checksum: cce06145a1306520e07226697d9d55e8 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-06-22T18:34:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20511987.pdf: 338875 bytes, checksum: cce06145a1306520e07226697d9d55e8 (MD5) | en |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Jogo lúdico | pt_BR |
dc.subject | Jogo educativo | pt_BR |
dc.subject | Lúdico | pt_BR |
dc.title | Os jogos lúdicos como recursos didáticos no processo de alfabetização nas séries iniciais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2007 | - |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20511987.pdf | 330.93 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.