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https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6810
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Montenegro, Maria Eleusa | - |
dc.contributor.author | Novaes, Marisa Paiva | - |
dc.date.accessioned | 2015-06-22T18:36:19Z | - |
dc.date.available | 2015-06-22T18:36:19Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6810 | - |
dc.description.abstract | A escola é considerada a principal instituição responsável em repassar conhecimentos para a formação dos educandos e, neste sentido, surgiu a necessidade de compreender a importância e contribuições que a leitura pode trazer para a formação de leitores críticos e reflexivos e quais as metodologias são utilizadas pelos professores nesse processo. A leitura pode ser um importante instrumento de conscientização e de transformação das estruturas sociais. Esta Monografia baseou-se em um estudo de caso qualitativo e foi realizada em duas escolas públicas das regiões administrativas de Ceilândia e Plano Piloto. O instrumento de pesquisa escolhido foi a entrevista, aplicada a quatro professores das séries iniciais do ensino fundamental, buscando-se compreender quais as contribuições e dificuldades encontradas no processo de formação do leitor crítico e reflexivo. As categorias escolhidas para análise e discussão dos dados foram: contribuições da leitura no processo de aprendizagem; objetivos ou competências e habilidades trabalhadas; trabalhos e atividades realizados; tipos de leituras utilizados; contribuições do educador para a leitura; e dificuldades encontradas. Os resultados da pesquisa enfatizam que: a leitura e a interpretação do texto podem favorecer o enriquecimento do vocabulário e das informações; os professores trabalham com métodos semelhantes para a realização da leitura, como, por exemplo, a produção de texto, questionamentos, dentre outros; a maioria dos professores utiliza diversos materiais de leitura para que o aluno manuseie e tenha a leitura incentivada; o professor deve estimular seus alunos ao hábito da leitura e, para isto, a sala deve ter um ambiente propício e estimulador à leitura; e uma das dificuldades encontradas para o incentivo à leitura foi a falta da participação dos pais, a qual é essencial para o incentivo e aprendizagem do educando. Portanto, o desenvolvimento deste trabalho, pretende-se relacionar a teoria com a prática através do estudo de caso, em que a leitura pode torna-se uma prática constante e social, em que os professores de todas as áreas têm um papel fundamental na construção de leitores competentes, capazes, estimulando a leitura como caminho de construção do saber e da cidadania. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-22T18:36:19Z No. of bitstreams: 1 20511990.pdf: 139049 bytes, checksum: b7eb83319e25f08c3f37347cfb5f108a (MD5) | en |
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dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Leitura reflexiva | pt_BR |
dc.subject | Leitura crítica | pt_BR |
dc.title | A contribuição da leitura para a formação de leitores críticos e reflexivos | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2007 | - |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
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