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dc.contributor.advisorMontenegro, Maria Eleusa-
dc.contributor.authorNucci, Luíza de Fátima dos Santos-
dc.date.accessioned2015-06-22T18:38:48Z-
dc.date.available2015-06-22T18:38:48Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6811-
dc.description.abstractO método natural de alfabetização, por se tratar de um proposta construtivista, que considera a educação e o aprendizado processos formados pelos próprios alunos, poderá vir a auxiliar os profissionais de educação, mostrando outras maneiras de se educar, considerando a personalidade e particularidade de cada educando. Este trabalho teve por objetivo principal conhecer o processo de alfabetização natural com vistas a oferecer subsídios aos professores em sua prática pedagógica. Para o desenvolvimento do tema proposto foi escolhida como metodologia de pesquisa pressupostos da abordagem qualitativa. Para tanto, foram realizadas a observação em turmas de 1º ano e aplicados questionários com três professores alfabetizadores, adeptos do método natural. As categorias escolhidas para este trabalho, referente ao questionário foram: motivo de escolha do método; pontos positivos e preferência por outro método de alfabetização; dificuldades encontradas; formação continuada; preferência por um método de alfabetização; e média de alunos existentes nas turmas. As categorias escolhidas referentes à observação foram: desenvolvimento do Método Natural; iferenciações e vantagens em relação a outros métodos; e dificuldades encontradas durante a aplicação do método; os principais resultados desse trabalho em relação aos professores foram que: o aprendizado é realizado de maneira lúdica, partindo das vivências dos próprios alunos; respeita a individualidade do aluno; existência de atividades diferenciadas que proporcionam o desenvolvimento integral do educando. E os resultados em relação aos alunos foram: a ênfase ao trabalho fonético, utilizam como atividades principais a “preguicinha” e “caçada”; respeitam a estimulação da criança, o trabalho é realizado em grupos; conciliam o trabalho individual e o coletivo e instigam a curiosidade e o interesse. Como considerações finais pode-se perceber que nesse método o aluno exploram a palavra como um todo, sem dividi-la em sílabas, o método fonético é bastante utilizado. Esta monografia foi muito relevante para essa pesquisadora por ampliar seus conhecimentos a respeito das facilidades e dificuldades encontradas na aplicação do método natural.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-22T18:38:48Z No. of bitstreams: 1 20532266.pdf: 455338 bytes, checksum: 96bfa95f0e9d5f18a94870774c9f6a8f (MD5)en
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dc.language.isoporpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectMétodo naturalpt_BR
dc.subjectAlfabetização naturalpt_BR
dc.titleMétodo de alfabetização naturalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2007-
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