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dc.contributor.advisorMontenegro, Maria Eleusa-
dc.contributor.authorPimentel, Renata de Barros-
dc.date.accessioned2015-06-22T18:40:57Z-
dc.date.available2015-06-22T18:40:57Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6812-
dc.description.abstractNão são raras, na sociedade letrada, as ocasiões em que se faz necessário ler em público um texto próprio ou ter que escrever um texto que deverá ser lido por outra (s) pessoa (s). Muitas vezes, estas atividades, acabam por se tornar, para o usuário da língua, problemas quase sem solução. Entretanto, essas dificuldades não deveriam ocorrer, uma vez que essas pessoas são consideradas “alfabetizadas”. Se essas mesmas pessoas tiveram oportunidade de passar ao menos um ano na escola, aprendendo a ler e a escrever, então, como pode ser problemático ter que escrever e/ou ler um texto seu em público? A finalidade deste trabalho foi demonstrar a importância da produção de textos no processo da alfabetização, apontando os recursos que podem ser utilizados em sala de aula para que a criança aprenda, de modo a oferecer subsídios aos professores que possam colaborar com a sua atividade pedagógica. A pesquisa apoiou-se na abordagem qualitativa e foram aplicados questionários, contendo sete perguntas, a cinco professores das séries iniciais do Ensino Fundamental da rede pública e privada, localizadas no Plano Piloto – Asa Norte, Brasília, Distrito Federal. As categorias selecionadas para a organização, análise e discussão dos dados foram: o processo de construção de texto; recursos utilizados para produção de texto; incentivos na produção de texto; a importância da leitura e da escrita na produção de texto e sugestões para o processo de construção de texto. Os principais resultados obtidos com a realização desta pesquisa foram: o trabalho com a produção de textos deve ser feito de uma forma prazerosa, trabalhando com atividades em grupo e individual; contar histórias, utilização de gravuras, fantoches, objetos, alfabeto móvel, são recursos que estimulam a produção de textos; é importante que haja a valorização da criatividade e incentivos e elogios nos trabalhos realizados durante todo o processo; a leitura é essencial para que se desenvolva uma produção textual, devendo ser estimulada no dia-a-dia, com atividades diversificadas; deve-se procurar inovar sempre, montando atividades de interesse das crianças, trabalhando muito com o lúdico. É notória que a produção de textos é um processo que é trabalhado nas escolas, durante todo o ano, devendo ser a conclusão das atividades propostas. Para que haja realmente uma produção satisfatória, depende de todo um trabalho que deve ser feito dentro de sala de aula com as crianças, pois se precisa de muita criatividade e incentivo para se chegar ao resultado desejado.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-22T18:40:57Z No. of bitstreams: 1 20580128.pdf: 153943 bytes, checksum: 900c9bf0d6b708e006baeb224849fa88 (MD5)en
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dc.language.isoporpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectProdução de textopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.titleA construção de texto no processo de alfabetizaçãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2007-
Appears in Collections:PED - Graduação

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