Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6818
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | A sexualidade da criança com Síndrome de Down |
Authors: | Nimitt, Deise Bordin |
metadata.dc.contributor.advisor: | Montenegro, Maria Eleusa |
Abstract: | A educação sexual é um tema transversal proposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais e no Currículo Básico de Educação das Escolas Públicas do Distrito Federal, do Ensino Fundamental de 1ª a 4ª séries. Os profissionais da educação e os pais observam a grande necessidade da abordagem deste tema, em sala de aula, sobretudo, quando se trata da sexualidade da criança com Síndrome de Down. Diante desta consideração, neste trabalho buscou-se observar e compreender como deve ser realizada a educação sexual da criança com Síndrome de Down. O referencial teórico que deu sustentação a este estudo contemplou os autores: Camargo (1999); Guimarães (1995); Lopes (2001); Piaget (1972); Pinto (1999); Suplicy (1999); entre outros. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa e, o instrumento, a entrevista. Foram entrevistadas: uma especialista, duas professoras e uma pessoa com Síndrome de Down. As categorias utilizadas para análise e discussão de dados foram às seguintes: a sexualidade nos alunos com Síndrome de Down; o trabalho do professor com esses alunos; a importância da orientação sexual; a diferença do trabalho com alunos com Síndrome de Down; recursos metodológicos para o trabalho; dificuldades encontradas; apoio recebido da escola e da SEEF; orientação aos pais; formação para o trabalho; e orientações aos professores. Os principais resultados encontrados foram os seguintes: necessidade de se discutir e desenvolver a orientação sexual na criança com Síndrome de Down; discussão prévia do tema por todos os envolvidos no trabalho de orientação sexual; investir na formação de professores; e utilizar uma linguagem apropriada à faixa etária dos alunos. Os conteúdos de orientação sexual devem ser flexíveis, visando atender às curiosidades e interesses individuais de cada aluno que possui a Síndrome de Down. É importante lembrar que a linguagem usada deve estar de acordo à faixa etária dos alunos, para que estes possam entender os conteúdos transmitidos. |
Keywords: | Educação sexual Sexualidade Síndrome de Down |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle//235/6818 |
Issue Date: | 2008 |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20633120.pdf | 428.6 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.