Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6821
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Montenegro, Maria Eleusa | - |
dc.contributor.author | Vieira, Gabrielle Teixeira | - |
dc.date.accessioned | 2015-06-23T17:12:01Z | - |
dc.date.available | 2015-06-23T17:12:01Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6821 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo refere-se à “Preparação do futuro professor para lidar com o bullying”, consistindo em uma pesquisa de campo de natureza qualitativa. Tem como objetivo investigar a qualidade da formação dos futuros profissionais no que se refere ao conhecimento e à capacidade para lidar com o problema de Bullying nas escolas. Para coleta de dados, foi escolhido como instrumento de pesquisa o questionário, voltado para seis educadores em processo de formação. As categorias para organização, análise e discussão dos dados foram: conhecimento acerca do Bullying; ações realizadas diante de casos de Bullying; providências preventivas da escola; formas de abordagem do problema; escola e pais no combate ao Bullying e preparação dos futuros professores. Os resultados da pesquisa apresentaram que o fenômeno bullying possui diversas características/manifestações (agressão verbal e física, insultos, apelidos pejorativos, dentre outros) e consequências altamente dolorosas para as partes envolvidas; são várias as causas que o geram, mas as conseqüências, muitas vezes, culminam em tragédias sociais como assassinatos, suicídios e anulação do sujeito em relação a sua auto-estima. Destaca-se ainda que a participação da família e suas atitudes no dia a dia são extremamente importantes. Esta, juntamente com a escola, deve ter um olhar e cuidados especiais, pois o bullying desencadeia problemas diferentes em cada indivíduo, sendo necessária muita dedicação no seu trato. Defende-se também neste trabalho que a principal forma para combater o bullying é a conscientização baseada no respeito mútuo, na ética e na cidadania, ou seja, no respeito entre os indivíduos. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-23T17:12:01Z No. of bitstreams: 1 20745522.pdf: 319861 bytes, checksum: 7812649b8e489a4d7144fcb1ff34febd (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-06-23T17:12:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20745522.pdf: 319861 bytes, checksum: 7812649b8e489a4d7144fcb1ff34febd (MD5) | en |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.subject | Bullying | pt_BR |
dc.subject | Agressão | pt_BR |
dc.subject | Violência na escola | pt_BR |
dc.title | A preparação do futuro professor para lidar com o Bullying | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2009 | - |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20745522.pdf | 312.36 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.