Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6823
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Montenegro, Maria Eleusa | - |
dc.contributor.author | Castro, Fernanda de Morais | - |
dc.date.accessioned | 2015-06-23T17:49:39Z | - |
dc.date.available | 2015-06-23T17:49:39Z | - |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6823 | - |
dc.description.abstract | O modo como cada criança manifesta suas expressões é único, exclusivo, significante, ainda que, o ambiente na qual ela convive, seja forte e influente no seu desenvolvimento social. Portanto, a importância do estudo se baseia por acreditar que a criança ao brincar expõe suas fantasias na representação de papéis fictícios, entretém-se com atividades que a faz passar o tempo ou distrair-se. O objetivo desse trabalho foi investigar a importância do brincar como recurso didático da Língua Portuguesa, nas séries iniciais do ensino fundamental, no sentido de oferecer subsídios a outros profissionais da educação. Este trabalho foi fundamentado na pesquisa qualitativa pela importância de contar com “outros” na busca de significados e interpretações sobre determinado problema, tendo como participantes quatro professoras de uma escola da rede pública do ensino fundamental da região administrativa de Taguatinga-DF. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi a entrevista semi-estruturada. As categorias utilizadas nesse trabalho foram: Caracterização da clientela; Conceito de lúdico; O lúdico e o ensino da Língua Portuguesa; Procedimentos metodológicos lúdicos na Língua Portuguesa; O Lúdico na Língua Portuguesa para outros professores; e Melhoria da utilização do lúdico na Língua Portuguesa. Os principais resultados encontrados foram: o conceito de lúdico visto como aprender-brincando, descontraindo; a influência significativa do lúdico nos trabalhos em sala de aula; a importância em estar motivado quanto à utilização de novas metodologias; a utilização do lúdico concedendo aos educando a fixação dos conteúdos de modo rápido e prazeroso; e, por último, uma dificuldade encontrada pelas entrevistadas e por colegas da escola foi quanto à quantidade de conteúdos a ser trabalhado no ano letivo, interferindo na utilização desse recurso. Enfim, a temática discutida reforçou a idéia de que realmente o lúdico tem grande importância dentro da aprendizagem favorecendo a compreensão da Língua Portuguesa, ressaltando que se necessita de mais estudos que venham a enriquecer os já existentes. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-23T17:49:39Z No. of bitstreams: 1 20163426.pdf: 183379 bytes, checksum: 77fde03436ec430656bf23886d6789ad (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-06-23T17:49:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20163426.pdf: 183379 bytes, checksum: 77fde03436ec430656bf23886d6789ad (MD5) | en |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.subject | Lúdico | pt_BR |
dc.subject | Língua Portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.title | A importância do brincar no ensino da língua portuguesa nas séries iniciais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2006 | - |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20163426.pdf | 179.08 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.