Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6823
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMontenegro, Maria Eleusa-
dc.contributor.authorCastro, Fernanda de Morais-
dc.date.accessioned2015-06-23T17:49:39Z-
dc.date.available2015-06-23T17:49:39Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6823-
dc.description.abstractO modo como cada criança manifesta suas expressões é único, exclusivo, significante, ainda que, o ambiente na qual ela convive, seja forte e influente no seu desenvolvimento social. Portanto, a importância do estudo se baseia por acreditar que a criança ao brincar expõe suas fantasias na representação de papéis fictícios, entretém-se com atividades que a faz passar o tempo ou distrair-se. O objetivo desse trabalho foi investigar a importância do brincar como recurso didático da Língua Portuguesa, nas séries iniciais do ensino fundamental, no sentido de oferecer subsídios a outros profissionais da educação. Este trabalho foi fundamentado na pesquisa qualitativa pela importância de contar com “outros” na busca de significados e interpretações sobre determinado problema, tendo como participantes quatro professoras de uma escola da rede pública do ensino fundamental da região administrativa de Taguatinga-DF. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi a entrevista semi-estruturada. As categorias utilizadas nesse trabalho foram: Caracterização da clientela; Conceito de lúdico; O lúdico e o ensino da Língua Portuguesa; Procedimentos metodológicos lúdicos na Língua Portuguesa; O Lúdico na Língua Portuguesa para outros professores; e Melhoria da utilização do lúdico na Língua Portuguesa. Os principais resultados encontrados foram: o conceito de lúdico visto como aprender-brincando, descontraindo; a influência significativa do lúdico nos trabalhos em sala de aula; a importância em estar motivado quanto à utilização de novas metodologias; a utilização do lúdico concedendo aos educando a fixação dos conteúdos de modo rápido e prazeroso; e, por último, uma dificuldade encontrada pelas entrevistadas e por colegas da escola foi quanto à quantidade de conteúdos a ser trabalhado no ano letivo, interferindo na utilização desse recurso. Enfim, a temática discutida reforçou a idéia de que realmente o lúdico tem grande importância dentro da aprendizagem favorecendo a compreensão da Língua Portuguesa, ressaltando que se necessita de mais estudos que venham a enriquecer os já existentes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-23T17:49:39Z No. of bitstreams: 1 20163426.pdf: 183379 bytes, checksum: 77fde03436ec430656bf23886d6789ad (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-06-23T17:49:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20163426.pdf: 183379 bytes, checksum: 77fde03436ec430656bf23886d6789ad (MD5)en
dc.language.isoporpt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.titleA importância do brincar no ensino da língua portuguesa nas séries iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2006-
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20163426.pdf179.08 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.