Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6825
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Montenegro, Maria Eleusa | - |
dc.contributor.author | Murussi, Amanda da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2015-06-23T17:53:14Z | - |
dc.date.available | 2015-06-23T17:53:14Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6825 | - |
dc.description.abstract | O objetivo desse trabalho foi investigar a formação de professores das séries iniciais do ensino fundamental para se trabalhar com a inclusão do aluno surdo, ou seja, analisar a formação que o professor recebe da instituição de ensino superior para realizar o trabalho com esse aluno. Para a concretização desse objetivo, foi utilizada a pesquisa qualitativa, que pode ser considerada como o estudo de temas no seu cenário natural, buscando-se interpretá-los em termos do seu significado. Com base nessa pesquisa, foi escolhido o estudo de caso e foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com quatro alunos que estavam cursando o último semestre de Pedagogia, de uma instituição de ensino superior particular, localizada no Plano Piloto – Brasília/Distrito Federal. O objetivo dessa entrevista foi colher dados referentes à formação que o professor recebe para ensinar alunos surdos. Com isso, foram selecionadas seis categorias, relacionadas a seguir: Conceito de surdez; Preparação para o diagnóstico da surdez; Preparação para classificar o tipo de surdez; Preparação para o trabalho com o aluno surdo; Assuntos mais importantes vistos na disciplina; e Outros cursos para a formação do trabalho com o aluno surdo. Os dados obtidos através dessas categorias foram analisados e constatou-se que a formação dos professores para o trabalho com o aluno surdo não está sendo satisfatória. Ao concluir o curso, o professor não se sente preparado para receber um aluno surdo dentro da sala de aula. Para que isso não ocorra, é necessário que a instituição ofereça, também, outros tipos de preparação em relação à surdez, como cursos e palestras. Esse seria um caminho que poderia ajudar os futuros professores a se sentirem mais seguros. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-23T17:53:14Z No. of bitstreams: 1 20262809.pdf: 207296 bytes, checksum: b77d6a5c091b00f8773f83db8360725c (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-06-23T17:53:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20262809.pdf: 207296 bytes, checksum: b77d6a5c091b00f8773f83db8360725c (MD5) | en |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.subject | Surdez | pt_BR |
dc.subject | Formação do professor | pt_BR |
dc.subject | Inclusão educacional | pt_BR |
dc.title | A surdez, a inclusão educacional e a formação do professor: um estudo nas séries iniciais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2005 | - |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20262809.pdf | 202.44 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.