Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6826
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Salviano, Ana Regina Melo | - |
dc.contributor.author | Ávila, Manuela | - |
dc.date.accessioned | 2015-06-23T17:59:32Z | - |
dc.date.available | 2015-06-23T17:59:32Z | - |
dc.date.issued | 2005-11 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6826 | - |
dc.description.abstract | Neste trabalho apresentam-se alguns métodos que foram importantes na história da alfabetização, como também há a indicação de novas tendências para uma alfabetização consciente. Entretanto, a alfabetização não é uma questão apenas de métodos. Para que este processo aconteça de forma plena, é preciso conhecer os alunos inseridos em sala da aula. É importante saber em que estágio de desenvolvimento a criança se encontra e como ela aprende. Imprescindível também é entender que durante este processo as crianças podem passar por algumas dificuldades cognitivas. Neste trabalho estão citadas as dificuldades mais específicas, que exigem dos pais e professores que busquem ajuda dos profissionais, atuando como coadjuvantes do processo de alfabetização. Os docentes, por sua vez, precisam ter fundamentação para dar aulas, e isso acontece quando se conhece os métodos de alfabetização, as características dos níveis de alfabetização e as possíveis dificuldades de aprendizagem. Os autores utilizados para fundamentar a discussão sobre os níveis de alfabetização e as principais dificuldades relacionadas a cada um deles foram: Esther Grossi, Elisabete da Assunção José, Maria Teresa Coelho, Célia Silva Guimarães Barros e Ana Regina Salviano. Grossi considera apenas três níveis de alfabetização, porém ela os classifica como “didáticas”. Elisabete José e Maria Teresa Coelho expõem detalhadamente sobre as possíveis dificuldades encontradas durante o processo de alfabetização como também as dificuldades que devem ser encaminhadas a profissionais especializados. Barros mostra como se dá o desenvolvimento de uma criança de seis anos. Salviano explica os métodos de alfabetização ressaltando a importância de conhecer cada método para uma alfabetização significativa. Para identificar os níveis de alfabetização e as possíveis dificuldades de aprendizagem do referido processo, foram aplicados questionários a docentes de escolas da rede particular de ensino do Plano Piloto. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-23T17:59:32Z No. of bitstreams: 1 20263102.pdf: 277944 bytes, checksum: 68527e32e42e11040d2cb337890cf3d2 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-06-23T17:59:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20263102.pdf: 277944 bytes, checksum: 68527e32e42e11040d2cb337890cf3d2 (MD5) | en |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Método | pt_BR |
dc.subject | Níveis de alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Dificuldade de aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Uma leitura qualitativa da alfabetização e das dificuldades de aprendizagem na primeira série do ensino fundamental: estudo introdutório | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2005 | - |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20263102.pdf | 271.43 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.