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dc.contributor.advisorSalviano, Ana Regina Melo-
dc.contributor.authorÁvila, Manuela-
dc.date.accessioned2015-06-23T17:59:32Z-
dc.date.available2015-06-23T17:59:32Z-
dc.date.issued2005-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6826-
dc.description.abstractNeste trabalho apresentam-se alguns métodos que foram importantes na história da alfabetização, como também há a indicação de novas tendências para uma alfabetização consciente. Entretanto, a alfabetização não é uma questão apenas de métodos. Para que este processo aconteça de forma plena, é preciso conhecer os alunos inseridos em sala da aula. É importante saber em que estágio de desenvolvimento a criança se encontra e como ela aprende. Imprescindível também é entender que durante este processo as crianças podem passar por algumas dificuldades cognitivas. Neste trabalho estão citadas as dificuldades mais específicas, que exigem dos pais e professores que busquem ajuda dos profissionais, atuando como coadjuvantes do processo de alfabetização. Os docentes, por sua vez, precisam ter fundamentação para dar aulas, e isso acontece quando se conhece os métodos de alfabetização, as características dos níveis de alfabetização e as possíveis dificuldades de aprendizagem. Os autores utilizados para fundamentar a discussão sobre os níveis de alfabetização e as principais dificuldades relacionadas a cada um deles foram: Esther Grossi, Elisabete da Assunção José, Maria Teresa Coelho, Célia Silva Guimarães Barros e Ana Regina Salviano. Grossi considera apenas três níveis de alfabetização, porém ela os classifica como “didáticas”. Elisabete José e Maria Teresa Coelho expõem detalhadamente sobre as possíveis dificuldades encontradas durante o processo de alfabetização como também as dificuldades que devem ser encaminhadas a profissionais especializados. Barros mostra como se dá o desenvolvimento de uma criança de seis anos. Salviano explica os métodos de alfabetização ressaltando a importância de conhecer cada método para uma alfabetização significativa. Para identificar os níveis de alfabetização e as possíveis dificuldades de aprendizagem do referido processo, foram aplicados questionários a docentes de escolas da rede particular de ensino do Plano Piloto.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-23T17:59:32Z No. of bitstreams: 1 20263102.pdf: 277944 bytes, checksum: 68527e32e42e11040d2cb337890cf3d2 (MD5)en
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dc.language.isoporpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectMétodopt_BR
dc.subjectNíveis de alfabetizaçãopt_BR
dc.subjectDificuldade de aprendizagempt_BR
dc.titleUma leitura qualitativa da alfabetização e das dificuldades de aprendizagem na primeira série do ensino fundamental: estudo introdutóriopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2005-
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