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dc.contributor.authorCardoso, Clícia Maria da Silva-
dc.date.accessioned2015-06-23T18:14:02Z-
dc.date.available2015-06-23T18:14:02Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6827-
dc.description.abstractHistoricamente, a família tem se modificado, bem como suas características de grupo familiar. Já não basta a si mesma, mas se socorre de outros para cumprir suas funções. A família ainda é responsável por aspectos importantes da educação da criança, como os referentes à socialização, culturalização, aquisição de linguagem, hábitos de higiene e alimentação, mas, deixa de ter uma função formadora por excelência para delegar parte de suas atribuições a outras agências educativas, notadamente a escola. Este estudo teve o objetivo de investigar as competências do professor na formação de valores nas séries iniciais do ensino fundamental. A metodologia utilizada para o desenvolvimento desse trabalho foi a pesquisa qualitativa, por não ter o intuito de enumerar, medir eventos ou empregar qualquer instrumento estatístico para análise dos dados. Teve como instrumento a observação. O cenário da pesquisa foi uma sala de aula, com 32 alunos, da 3ª série de ensino fundamental, de uma escola pública da Asa Norte, no Plano Piloto, em Brasília-DF. Procurou-se observar a existência da preocupação com a formação de valores; momentos de utilização para desenvolvimento de valores; conteúdos/atividades para a formação de valores; ocorrência da formação de valores; e tipos de valores desenvolvidos. Percebeu-se a preocupação por parte da professora em aproveitar todas as oportunidades, tanto em sala de aula, quando durante as orações, o respeito às religiões e a fé era ressaltado, nos textos utilizados, que levavam à reflexão sobre valores, pois abordavam o respeito às diferenças; na crença da superação do julgamento das pessoas e o não “abrir mão” daquilo em que se acredita. A preocupação existiu também em passeios extra-classe, em que, ainda dentro do ônibus ou no percurso do passeio, a professora foi conversando com os alunos, quanto ao cuidado com os animais e afirmou que eles estavam visitando em seu habitat natural e pediu para que eles mantivessem o ambiente da mesma forma que o encontraram, sempre reforçando compromissos assumidos em sala de aula, que contribuíam na promoção da formação de valores dos alunos. Com atitudes como estas, os professores certamente estarão ajudando os alunos a se desenvolverem como pessoas humanas e promovendo o desenvolvimento harmonioso de valores necessários aos ser humano, no exercício da cidadania.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-23T18:14:02Z No. of bitstreams: 1 20312852.pdf: 138722 bytes, checksum: 090e3f92a1f404f9c6421b4c9471eafa (MD5)en
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dc.language.isoporpt_BR
dc.subjectValorpt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectCompetênciapt_BR
dc.titleCompetências do professor na formação de valores nas séries iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2005-
dc.identifier.orientadorMaria Eleusa Montenegropt_BR
Appears in Collections:PED - Graduação

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