Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6829
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMontenegro, Maria Eleusa-
dc.contributor.authorChaves, Victor de Oliveira Soares-
dc.date.accessioned2015-06-23T18:20:58Z-
dc.date.available2015-06-23T18:20:58Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6829-
dc.description.abstractO professor deve trabalhar no cotidiano escolar compreendendo as diversidades, a aprendizagem dos alunos, suas singularidades e o reconhecimento das potencialidades e talentos. Partindo desta premissa, a percepção e o desenvolvimento do talento e da criatividade dos alunos na prática pedagógica das primeiras séries do ensino fundamental, foi o tema escolhido para o trabalho de conclusão do curso de graduação. O objetivo principal desta pesquisa foi investigar o trabalho do professor, tendo como foco o talento e a criatividade na prática pedagógica dos educandos. O enfoque desta monografia foi voltado para a abordagem qualitativa, pois supôs o contato direto do pesquisador com o ambiente e a situação que está sendo investigada, através do trabalho de campo. Este trabalho ocorreu numa escola pública do Distrito Federal localizada na região administrativa do Plano Piloto, cujos participantes foram dois docentes e alunos de duas turmas de séries iniciais do ensino fundamental. O instrumento utilizado foi a observação. As categorias de análise selecionadas para a organização, análise e discussão dos dados coletados foram: atividades/promoção do talento e do pensamento criativo; a reação das crianças; a intervenção do professor; os resultados do trabalho; e outras observações. Os principais resultados obtidos com a realização desta pesquisa foram: as crianças utilizaram várias formas de construção na realização das atividades propostas; o clima entre elas era de entrosamento e satisfação; os alunos ajudavam-se mutuamente; não foi possível identificar uma intervenção mais sistemática por parte dos professores; sua intervenção estava, aparentemente, limitada à solicitação de auxílio por parte dos alunos; os professores mostraram flexibilidade e compreensão com as crianças que não conseguiram entregar ou terminar as atividades no período previsto; as atividades foram expostas e apresentadas nos murais da escola; evidenciou-se, também, a presença de atitudes relacionadas à cooperação, organização, empenho e criação das crianças no desenvolvimento das atividades propostas; e constatou-se, ainda, que alguns alunos ficavam dispersos, em alguns momentos da aula. Como considerações finais, pode-se dizer que, foi possível verificar a importância do desenvolvimento do talento e da criatividade das crianças em sala de aula. Quando isso ocorre, a criança começa a adquirir, também, a capacidade de viver em grupo, posicionar-se melhor diante dos problemas, e achar alternativas ou respostas, dentro das necessidades e interesses do grupo social. A partir disso, a criança começa a assumir sua função de cidadã dentro da sociedade. É importante a adoção de metodologias de ensino, por parte dos educadores, para o estímulo dessas habilidades. Complementando, sugere-se que os professores explorem e estimulem, ainda mais, as habilidades que as crianças demonstraram ter em construírem paródias, a partir de músicas que elas conhecem; em produções de textos; criações artísticas (desenhos livres); e as monitorias.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-23T18:20:58Z No. of bitstreams: 1 20313187.pdf: 227983 bytes, checksum: ac53cf97d62c97039ee4deb010690eee (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-06-23T18:20:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20313187.pdf: 227983 bytes, checksum: ac53cf97d62c97039ee4deb010690eee (MD5)en
dc.language.isoporpt_BR
dc.subjectTalentopt_BR
dc.subjectCriatividadept_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.titleO talento e a criatividade dos alunos na prática pedagógica das primeiras séries do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2005-
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20313187.pdf222.64 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.