Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6983
metadata.dc.type: TCC
Title: Marketing na atmosfera gourmet: estratégias das empresas e atributos valorizados por clientes
Authors: Argolo, Gisele Dias
metadata.dc.contributor.advisor: Félix, Joana d’Arc Bicalho
Abstract: Sair para jantar em um restaurante, atualmente, não se limita apenas ao ato de comer, as pessoas têm procurado restaurantes no intuito de ter um momento agradável entre amigos e familiares. Os restaurantes criam uma atmosfera para deixar o cliente à vontade para o consumo, a chamada Atmosfera gourmet. O trabalho desenvolvido pretende mostrar os atributos valorizados pelos clientes, as estratégias utilizadas pelas empresas e o que compõe de fato essa atmosfera. O clima gourmet atrai o público para o consumo através de diversos atributos, ela cria um momento prazeroso em que apenas comer não é suficiente, a experiência como um todo deve ser completa. O brasileiro vem gastando cada vez mais com refeições fora do lar, devido à praticidade e a diversidade de refeições e experiências apresentadas no mercado. Os clientes expostos à variedade de estabelecimentos estão mais criteriosos e exigentes, procuram por serviços e produtos que os satisfaçam de forma inovadora, ou até criem uma nova necessidade. Com isso os restaurantes têm criado estratégias para se diferenciar da concorrência acirrada. As empresas do mercado gourmet têm investido no cliente, através de um atendimento atencioso e a criação de um ambiente que forneça conforto ao consumidor, assumindo que, o cliente ao sair do estabelecimento vire uma ferramenta de marketing importante. A monografia apresenta conceitos e teorias sobre marketing e o comportamento do consumidor. Para melhor entendimento do mercado, há dois tipos de pesquisas com clientes e empresários do mercado gourmet. Por fim há duas análises das pesquisas, com o intuito de relacionar a teoria estudada e responder aos objetivos propostos do estudo científico.
Keywords: Gourmet
Experiência
Sentido
Sensorial
Atmosfera
Momento
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6983
Issue Date: Jun-2015
Appears in Collections:PUB - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21177359.pdf1.28 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.