Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7007
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Santos, Humberto Cunha dos | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Matheus Henriques Fernandes | - |
dc.date.accessioned | 2015-08-07T17:28:48Z | - |
dc.date.available | 2015-08-07T17:28:48Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7007 | - |
dc.description.abstract | Esse estudo teve como objetivo analisar o litígio entre Brasil e Comunidade Europeia na Organização Mundial do Comércio (OMC) sobre importação de pneus usados e reformados, conflito que ficou conhecido como “Caso dos Pneus Usados” após o Painel apresentado pelo Órgão de Solução de Controvérsias (OSC) da OMC. Para tanto, foi analisada desde a criação do GATT, resultando futuramente na criação da OMC, a fim de se compreender os mecanismos decisórios dessas organizações internacionais. Para realização do estudo foi analisado o aspecto histórico do conflito e foi realizado um levantamento da evolução da legislação brasileira sobre importação de pneus usados, demonstrando, assim, a insegurança jurídica e a diversidade de entendimentos sobre a questão até o advento do Painel do OSC. Também foi discutido o impacto da decisão tomada em foro internacional no Brasil e no Mercosul e a pacificação da questão após o julgamento, no Supremo Tribunal Federal, da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) n° 101, do Distrito Federal. Foram utilizadas fontes bibliográficas e documentais, bem como foi analisado o Relatório do Painel da OSC. Por fim, concluiu-se que o Caso dos Pneus Usados representa um avanço para o Brasil quanto a políticas públicas visando à proteção do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável, tendo o país adotado uma postura protetiva, ainda que a decisão do Tribunal Arbitral (ad hoc) do Mercosul e do Painel do OSC sobre o assunto tenham sido desfavoráveis, em especial o julgado no tribunal sul-americano. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-08-07T17:28:48Z No. of bitstreams: 1 20869859.pdf: 575975 bytes, checksum: 9f77eeb77daa080f5a76e581fc089751 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-08-07T17:28:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20869859.pdf: 575975 bytes, checksum: 9f77eeb77daa080f5a76e581fc089751 (MD5) | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Brasil | pt_BR |
dc.subject | Comunidade Europeia | pt_BR |
dc.subject | OMC | pt_BR |
dc.subject | Órgão de solução de controvérsia | pt_BR |
dc.subject | Caso dos pneus usados | pt_BR |
dc.title | O sistema de solução de controvérsias da OMC: O litígio entre brasil e comunidade europeia no caso dos pneus usados | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2015-08-07 | - |
Appears in Collections: | DIR - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20869859.pdf | 562.48 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.