Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7480
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Chevitarese, Aléssia Barroso Lima Brito Campos | - |
dc.contributor.author | Clemente, Ana Carolina Alípaz Brunken | - |
dc.date.accessioned | 2015-12-11T10:07:53Z | - |
dc.date.available | 2015-12-11T10:07:53Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7480 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo principal esclarecer quais são os objetivos e as justificativas das ações afirmativas aplicadas em solo brasileiro, além de relacioná-las ao conceito da igualdade, verificando e esclarecendo se tais ações estão, de fato, em consonância com tal máxima. Assim, o estudo demonstra especificamente o contexto de origem e as justificativas das medidas afirmativas que foram a principal influência brasileira, qual seja: a dos Estados Unidos da América, além de fornecer o posicionamento da Suprema Corte Americana em relação aos casos mais significativos relacionados a esse tema dentro daquele contexto. O presente estudo também fornece conceitos importantes da Teoria da Justiça como Equidade de Rawls, procurando relacionar tais medidas afirmativas ao conceito de justiça, disserta também sobre a ideia de igualdade em suas diferentes acepções (igualdade material, formal e isonomia) e fornece dados atuais sobre a implementação das ações afirmativas (cotas raciais e sociais) no âmbito das Universidades Públicas e Concursos Públicos brasileiros, juntamente com a decisão do Supremo Tribunal Federal sobre a constitucionalidade de tais medidas. Finalmente, conclui que a aplicação das referidas cotas na seara das Universidades Públicas brasileiras é justa, encontrando respaldo até mesmo para a aplicação desses programas afirmativos raciais nos Concursos Públicos. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-12-11T10:07:52Z No. of bitstreams: 1 Ana Clemente.pdf: 870657 bytes, checksum: 62d84e03b00c4f250e78c00203b6afb7 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-12-11T10:07:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ana Clemente.pdf: 870657 bytes, checksum: 62d84e03b00c4f250e78c00203b6afb7 (MD5) | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ação afirmativa | pt_BR |
dc.subject | Cotas raciais | pt_BR |
dc.subject | Cotas sociais | pt_BR |
dc.subject | Igualdade formal e material | pt_BR |
dc.subject | Princípio da igualdade | pt_BR |
dc.subject | Isonomia | pt_BR |
dc.title | O problema da igualdade no contexto das ações afirmativas pautadas no modelo de cotas étnicas e sociais | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2015-12-11 | - |
Appears in Collections: | DIR - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Ana Clemente.pdf | 850.25 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.