Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7522
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | A capacitação do professor de educação física para o ensino inclusivo |
Authors: | Neves, Samuel Diniz |
metadata.dc.contributor.advisor: | Lobo, Hetty Nunes Cavalcante Cunha |
Abstract: | Introdução: A importância da formação e da capacitação continuada dos professores de Educação Física Escolar para incluir os alunos com deficiência nas aulas. Objetivo: Analisar a capacitação dos professores de Educação Física para trabalhar com alunos com deficiência. Material e Métodos: Este estudo foi caracterizado como transversal, com amostra quantitativa e comparativa, onde foi aplicado questionário para verificar a capacitação do professor de Educação Física para a inclusão de alunos com deficiência. Participaram desse estudo 40 professores de Educação Física que atuam em Brasília que já tiveram ou têm experiência com alunos com deficiência. Foi realizado um questionário composto por 10 perguntas fechadas. Resultados e discussão: o principal resultado obtido e apresentado no presente estudo foi que 68% dos professores da Educação Física responderam que a carga horária da disciplina PCD é insuficiente. Outro dado importante é que cerca de 35% dos entrevistados recém-formados, não se sentem preparados para adaptar as aulas aos alunos com deficiência na escola. Contudo, na presente pesquisa 65% dos participantes estão habilitados para adaptar as aulas aos alunos com deficiência. Considerações Finais: Mostrar a importância da disciplina PCD na graduação de Educação Física, tendo vista que devem aumentar a carga horária, e os profissionais deverão sempre se qualificar, para atender os alunos com deficiências da melhor maneira possível no Ensino Regular. |
Keywords: | Inclusão na educação física Capacitação e formação do professor |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7522 |
Issue Date: | 15-Nov-2015 |
Appears in Collections: | EDF - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21237577.pdf | 2.43 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.