Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7523
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Conhecimento do professor de Educação Física no treinamento de mulheres gestantes |
Authors: | Piña, Robinson Esteban Valdes |
metadata.dc.contributor.advisor: | Dantas, Renata Aparecida Elias |
Abstract: | Introdução: Por meio da pesquisa de campo, pretendeu-se mostrar o conhecimento dos professores de educação física no treinamento de mulheres gestantes. Objetivo: Verificar o conhecimento dos professores de educação física na academia sobre o treinamento físico em mulheres gestantes. Além disso, explicar a importância e benefícios fisiológicos da atividade física no pré-natal e pôs- natal. Materiais e Métodos: Este estudo trata-se de uma pesquisa transversal de caráter exploratório realizado no Distrito Federal, entre os dias 29 de Junho de 2015 a 17 de Outubro de 2015. Estudo prospectivo envolvendo 39 professores de educação física que estavam atuando em academias, os quais responderam um questionário estruturado com 7 questões fechadas e abertas de múltipla escolha. Resultados: Na população estudada, observou-se uma falta de capacitação e conhecimento dos profissionais sobre exercícios durante a gestação. Desse modo, conclui-se que mais de 49% dos professores entrevistados não estão aptos para intervir e proporcionar o cuidado adequado para esse grupo específico. Considerações Finais: Há real necessidade que o professor de educação física tenha conhecimento das bases fundamentais da fisiologia hormonal, das alterações sistêmicas, biomecânicas e posturais que ocorrem no organismo materno durante o período gravídico. |
Keywords: | Educação física Benefício do exercício físico Gestante |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7523 |
Issue Date: | Nov-2015 |
Appears in Collections: | EDF - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21245433.pdf | 2.12 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.