Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7541
metadata.dc.type: TCC
Title: Níveis de aptidão física em escolares do 9º ano do ensino fundamental
Authors: Bonini, Gabriel Marques Silva
metadata.dc.contributor.advisor: Almeida, Arthur
Abstract: Introdução: Conforme a Organização Mundial da Saúde em Conferência sobre o Exercício, a aptidão física pode ser definida como a capacidade de desempenhar trabalho de modo satisfatório, englobando a capacidade cardiorrespiratória, força, resistência muscular, flexibilidade e a composição corporal (BURGOS et. al. 2012). Objetivo: Avaliar o nível de aptidão física relacionado à saúde de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular de Brasília-DF, relacionando a aptidão física com a Educação Física escolar. Material e Métodos: O teste aplicado foi: o de sentar e alcançar, usando o banco de Wells adaptado para aferir flexibilidade, foi aplicado um questionário para informar o contato do aluno para com as práticas esportivas, foi feita a observação 10 aulas para analisar se o professor regente trabalha de forma a desenvolver a aptidão física, correlacionada com o plano de ensino. No presente estudo, foi feita uma comparação dos resultados obtidos no teste de flexibilidade (sentar e alcançar) com os níveis satisfatórios para os parâmetros de saúde segundo os dados do PROESP-BR. Resultados e discussão: Os resultados encontrados no teste de flexibilidade utilizando o banco de Wells foram que em escolares do sexo masculino: 62% acima dos níveis de saúde e 38% abaixo, já no sexo feminino: 65% ficaram abaixo dos níveis e apenas 35% acima Considerações Finais: O presente estudo confirma o que já havia sido mostrado em estudos anteriores, isto é, a grande quantidade de escolares com a capacidade física (flexibilidade) abaixo dos níveis satisfatórios para parâmetros de saúde segundo o PROESP-BR.
Keywords: Aptidão física
Flexibilidade
Saúde
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7541
Issue Date: 17-Nov-2015
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21312790.pdf969.27 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.