Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7545
metadata.dc.type: Artigo
Title: Nível de aptidão física em escolares do ensino fundamental II
Authors: Martins, Leonardo Lima de Barros
Abstract: Introdução: No contexto escolar, a educação física tem condições suficientes para melhorar aspectos de saúde do indivíduo com o decorrer de seu crescimento como ser humano dentro da escola, tanto em suas características físicas quanto psicológicas e sociais Objetivo: avaliar e analisar o nível de aptidão física dos escolares do ensino fundamental II e comparar entre sexo e idade. Material e Métodos: A amostra foi composta por 27 escolares de ambos os sexos com idade média de 11 á 14 anos, foi verificado o IMC – Índice de Massa Corporal, e foram aplicados testes de força explosiva de membros inferiores (salto horizontal), força explosiva de membros superiores (arremesso de medicineball), agilidade (teste do quadrado). Resultados e discussão: Os resultados apontaram melhores níveis de aptidão física para os meninos em relação às meninas, e com o aumento da idade houve uma diferença salientando o aumento para o IMC, como foi apontado por outros estudos que corroboram com a presente pesquisa e indicam que meninos têm melhores níveis de aptidão, e o IMC difere-se apenas devido à idade de um grupo de indivíduos serem mais velhos, que os do outro grupo. Considerações Finais: Sugere-se que a aptidão física seja explorada cada vez mais por parte dos professores de Educação Física, e que mais estudos com a verificação dessas e de outras variáveis sejam realizados, para obtenção de melhores informações sobre este componente da Educação Física.
Keywords: Educação física escolar
Habilidade motora
Escola
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7545
Issue Date: 2015
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21312924.pdf2,57 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.