Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7547
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Santos, Tacio | - |
dc.contributor.author | Nascimento, Pedro Henrique Silveira do | - |
dc.date.accessioned | 2016-01-19T12:53:37Z | - |
dc.date.available | 2016-01-19T12:53:37Z | - |
dc.date.issued | 2015-11-17 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7547 | - |
dc.description.abstract | Introdução: A psicomotricidade, ao contrário do que todos pensam, não está apenas relacionada ao corpo, mas também ao desenvolvimento da mente. A Educação Física tem um papel fundamental no desenvolvimento integral do aluno, para que ele possa desenvolver corpo e mente em conjunto, ao contrário dos pensamentos antigos, os quais acreditavam ser apenas um momento de ginástica e trabalho corporal. Objetivo: Avaliar por meio de revisão de literatura cientifica, a importância da Educação física escolar, no desenvolvimento interdisciplinar infantil. Material e Métodos: Este estudo constituiu-se de uma revisão de literatura, que caracteriza uma pesquisa de natureza exploratória. Foram pesquisados artigos em periódicos disponíveis nas bases de dados SCIelo e Google Acadêmico. Em seguida, buscou-se estudar e compreender os principais conceitos sobre a Educação Física Escolar, Educação Infantil, Desenvolvimento Integral (motor, cognitivo e afetivo) e a relação da Educação Infantil com o Desenvolvimento Integral. Revisão da Literatura: A psicomotricidade auxilia no desenvolvimento da criança, de forma harmônica, em todas as suas esferas. A educação física tem que estar relacionada com os movimentos habituais trazendo diversos benefícios no que tange a educação motora. O desenvolvimento motor quando não for bem trabalhado resulta em prejuízos na aprendizagem. O reconhecimento desse tipo de problema deve ocorrer o quanto antes e solucionados por professores capacitados. Considerações Finais: O estudo concluiu que a educação física tem um papel fundamental no desenvolvimento escolar infantil, visto que, será por meio dela que o aluno poderá adquirir o conhecimento motor, fazendo assim que a criança tenha o seu desenvolvimento integral, conciliando corpo e mente, evitando possíveis défics futuros na aprendizagem. Vale ressaltar a necessidade de um professor de Educação Física capacitado. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2016-01-19T12:53:37Z No. of bitstreams: 1 21313050.pdf: 1106323 bytes, checksum: 5a91081893e9e215d3ca78c3946a28ac (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-01-19T12:53:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21313050.pdf: 1106323 bytes, checksum: 5a91081893e9e215d3ca78c3946a28ac (MD5) | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Psicomotricidade | pt_BR |
dc.subject | Educação física escolar | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinaridade | - |
dc.title | A importância da educação física para o desenvolvimento escolar infantil | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2015-11-17 | - |
Appears in Collections: | EDF - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21313050.pdf | 1.08 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools