Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7554
metadata.dc.type: TCC
Title: Aspectos psicomotores e a prática do judô em escolares
Authors: Ferraz, Marcelo Agostinho
metadata.dc.contributor.advisor: Custódio, Rômulo de Abreu
Abstract: Introdução: O judô visa desenvolver mente e corpo de maneira equilibrada e trabalha diferentes habilidades motoras em seus praticantes. O uso dessa modalidade nas aulas de educação física pode contribuir ricamente no desenvolvimento psicomotor da criança. Objetivo: Os objetivos do presente estudo foram: descrever quais os benefícios que o desenvolvimento psicomotor pode trazer para a vida da criança, aplicar a escala de desenvolvimento motor em alunos dos terceiro e quarto anos do ensino fundamental e apresentar os resultados dessa aplicação. Material e Métodos: A amostra foi composta por 30 alunos do 5º ano do ensino fundamental de ambos os sexos de uma escola particular e de uma escola pública de Brasília, dos quais 15 praticam judô e 15 não praticam. A coleta de dados se deu por meio de testes e avaliação motora da Escala de Desenvolvimento Motor – EDM – de Francisco Rosa Neto, onde os testes aplicados foram: Motricidade Fina, Motricidade Global, Equilíbrio, Esquema Corporal, Organização Espacial, Organização Temporal e Lateralidade que irão avaliar os aspectos psicomotores dos alunos. Resultados e discussão: Pôde-se verificar que as crianças que praticam judô tiveram melhor desempenho em diversas habilidades motoras quando comparadas àquelas que não praticam. Considerações Finais: O estímulo ao desenvolvimento da psicomotricidade na infância é de suma importância para o desenvolvimento motor da criança e o judô pode ser utilizado como uma rica ferramenta para esse processo.
Keywords: Desenvolvimento psicomotor
Judô
Escolar
Educação física
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7554
Issue Date: 16-Nov-2015
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21349680.pdf753.62 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.