Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7556
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Almeida, Arthur | - |
dc.contributor.author | Melo, Ana Carolina Sousa de França | - |
dc.date.accessioned | 2016-01-20T10:18:03Z | - |
dc.date.available | 2016-01-20T10:18:03Z | - |
dc.date.issued | 2015-11 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7556 | - |
dc.description.abstract | A seguinte pesquisa teve como objetivo analisar se há uma preparação adequada dos professores de Educação Infantil em sua formação para trabalhar a psicomotricidade com seus alunos. Amostra: participaram da pesquisa vinte pedagogas que, de preferência possuíssem pós-graduação em qualquer área da educação, e estivessem em exercício da profissão. Materiais e Método: O estudo trata-se de uma pesquisa transversal, tendo em vista que os dados foram coletados num único instante de tempo. Utilizou-se folha A4, canetas, impressora e tinta. Resultados: Percebeu-se durante o estudo que apesar da maior parte dos pesquisados terem obtido um conhecimento inicial sobre a psicomotricidade, ainda há grandes dificuldades para trabalhar os aspectos psicomotores em suas aulas, seja por falta de materiais, espaço físico ou até mesmo por não possuir conhecimento sobre o assunto. De acordo com todos os docentes participantes da pesquisa, a presença de um profissional especializado se faz extremamente necessária. Discussão: Observou-se nessa pesquisa que a Psicomotricidade na escola estudada tem sido reduzida apenas ao trabalho do estudo do esquema ou imagem corporal, da lateralidade e da coordenação motora fina, por ordem de importância respectivamente. Considerações finais: A importância de um profissional especializado para trabalhar a psicomotricidade na Educação Infantil e nesse caso os professores de Educação Física podem assumir esse papel, não por o pedagogo ser insuficiente, mas para que haja uma interdisciplinaridade concreta na formação do educando, desenvolvendo efetivamente condições mínimas necessárias para uma boa aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2016-01-20T10:18:03Z No. of bitstreams: 1 21355025.pdf: 3911343 bytes, checksum: 9471ddd932b1df39fd848c7fff35a8fb (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-01-20T10:18:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21355025.pdf: 3911343 bytes, checksum: 9471ddd932b1df39fd848c7fff35a8fb (MD5) | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Psicomotricidade | pt_BR |
dc.subject | Formação | pt_BR |
dc.title | Psicomotricidade e formação dos professores de educação infantil | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2015-11 | - |
Appears in Collections: | EDF - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21355025.pdf | 3.82 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools