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dc.contributor.advisorAlmeida, Arthur-
dc.contributor.authorLima, Lidijane dos Santos-
dc.date.accessioned2016-01-20T10:47:45Z-
dc.date.available2016-01-20T10:47:45Z-
dc.date.issued2015-11-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7561-
dc.description.abstractIntrodução: segundo Rosa Neto (2002), motricidade é a interação de várias funções motoras (perceptivo motor, neuromotora, psicomotora) e cita os seguintes elementos da motricidade humana: Motricidade global, Motricidade fina, Equilíbrio, Esquema corporal, Organização Espacial, Organização Temporal e Lateralidade. Objetivo: avaliar o desenvolvimento motor, em especifico os aspectos da motricidade fina e equilíbrio. Material e Métodos: a amostra foi de 38 crianças de ambos os sexos com idade de 7 e de 10 anos do Colégio Cenecista de Brasília – CNEC. Este trabalho de conclusão de curso caracteriza-se por um estudo exploratório, descritivo, transversal, em que foi aplicada a Escala de Desenvolvimento Motor – EDM (Rosa Neto, 2002). Para o tratamento estatístico foi utilizado o programa SPSS 21.0, Resultados: as crianças mostraram dificuldades na realização do teste da motricidade fina quanto no teste de equilíbrio estático. Discussão: O teste aplicado para identificar o desenvolvimento da motricidade fina em crianças de 7 anos de idade apontou que um atraso motor principalmente na mão não dominante, onde os escolares teve uma dificuldade atenua durante a excussão do movimento, buscando de forma involuntária a ajuda da outra mão; para identificar o desenvolvimento da motricidade fina em crianças de 10 anos de idade apontou que os escolares possuem a coordenação motora um pouco comprometida, pois sentiram dificuldade na primeira tentativa da excursão do movimento, não conseguindo dar a sequencia dos movimentos circulares; para identificar o desenvolvimento do equilíbrio estático em crianças de 7 anos de idade apontou dificuldade em ambas as partes, mostrando dificuldades no equilíbrio corporal; para identificar o desenvolvimento do equilíbrio estático em crianças de 10 anos de idade apontou dificuldade para execução dos alunos, onde a maioria não conseguiu ficar mais de 10 segundos na posição estática. Considerações Finais: as atividades motoras são de suma importância no desenvolvimento integral da criança, pois permite ter a consciência do seu eu e do mundo exterior.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2016-01-20T10:47:45Z No. of bitstreams: 1 21364594.pdf: 2775414 bytes, checksum: 12103908fc2cd0224bd98e0672fc316f (MD5)en
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento motorpt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectEscolarpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleO desenvolvimento motor em escolares dos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2015-11-18-
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