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https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7561
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Almeida, Arthur | - |
dc.contributor.author | Lima, Lidijane dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2016-01-20T10:47:45Z | - |
dc.date.available | 2016-01-20T10:47:45Z | - |
dc.date.issued | 2015-11-18 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7561 | - |
dc.description.abstract | Introdução: segundo Rosa Neto (2002), motricidade é a interação de várias funções motoras (perceptivo motor, neuromotora, psicomotora) e cita os seguintes elementos da motricidade humana: Motricidade global, Motricidade fina, Equilíbrio, Esquema corporal, Organização Espacial, Organização Temporal e Lateralidade. Objetivo: avaliar o desenvolvimento motor, em especifico os aspectos da motricidade fina e equilíbrio. Material e Métodos: a amostra foi de 38 crianças de ambos os sexos com idade de 7 e de 10 anos do Colégio Cenecista de Brasília – CNEC. Este trabalho de conclusão de curso caracteriza-se por um estudo exploratório, descritivo, transversal, em que foi aplicada a Escala de Desenvolvimento Motor – EDM (Rosa Neto, 2002). Para o tratamento estatístico foi utilizado o programa SPSS 21.0, Resultados: as crianças mostraram dificuldades na realização do teste da motricidade fina quanto no teste de equilíbrio estático. Discussão: O teste aplicado para identificar o desenvolvimento da motricidade fina em crianças de 7 anos de idade apontou que um atraso motor principalmente na mão não dominante, onde os escolares teve uma dificuldade atenua durante a excussão do movimento, buscando de forma involuntária a ajuda da outra mão; para identificar o desenvolvimento da motricidade fina em crianças de 10 anos de idade apontou que os escolares possuem a coordenação motora um pouco comprometida, pois sentiram dificuldade na primeira tentativa da excursão do movimento, não conseguindo dar a sequencia dos movimentos circulares; para identificar o desenvolvimento do equilíbrio estático em crianças de 7 anos de idade apontou dificuldade em ambas as partes, mostrando dificuldades no equilíbrio corporal; para identificar o desenvolvimento do equilíbrio estático em crianças de 10 anos de idade apontou dificuldade para execução dos alunos, onde a maioria não conseguiu ficar mais de 10 segundos na posição estática. Considerações Finais: as atividades motoras são de suma importância no desenvolvimento integral da criança, pois permite ter a consciência do seu eu e do mundo exterior. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2016-01-20T10:47:45Z No. of bitstreams: 1 21364594.pdf: 2775414 bytes, checksum: 12103908fc2cd0224bd98e0672fc316f (MD5) | en |
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dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento motor | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Escolar | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | O desenvolvimento motor em escolares dos anos iniciais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2015-11-18 | - |
Appears in Collections: | EDF - Graduação |
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