Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7571
metadata.dc.type: TCC
Title: Níveis de aptidão física: função cardiorrespiratória em escolares do 9° ano
Authors: Andrade, Jhonny Herbert de Miranda Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor: Almeida, Arthur
Abstract: Introdução: Para promoção de saúde e melhora na qualidade de vida, a atividade física tem sido cada vez mais indicada para crianças e adolescentes. A atividade física para crianças e adolescentes propiciar um ganho na massa magra, redução do percentual de gordura, melhorando assim a composição corporal e reduzindo os fatores de risco cardíacos. Objetivo: Avaliar a função cardiorrespiratória relacionada à saúde de alunos do 9° ano do ensino fundamental do Colégio particular de Brasília-DF. Material e Métodos: Será aplicado o teste de 6 minutos e um questionário para saber se os alunos praticam outras atividades físicas ou está envolvido com algum esporte fora do ambiente escolar. Resultados e discussão: Sendo assim, escolares do sexo masculino de 14 anos de idade, 68% dos escolares estão abaixo dos níveis satisfatórios relacionados à saúde segundo o PROESP-DF e 32% estão acima da mesma. Nos resultados em escolares do sexo feminino na faixa etária de 14 anos revelou-se que 82% estão abaixo dos níveis satisfatórios relacionados à saúde segundo o PROESP-DF e 18% estão acima da mesma e na faixa etária de 15 anos de idade, 83% estão abaixo dos níveis satisfatórios relacionados à saúde segundo o PROESP-DF e 17% estão acima da mesma. Considerações Finais: A maioria dos escolares está abaixo dos níveis considerados satisfatórios para a promoção da saúde.
Keywords: Capacidade cardiorrespiratória
Promoção da saúde
Aptidão física
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7571
Issue Date: Nov-2015
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21366959.pdf2.32 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.