Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7571
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Níveis de aptidão física: função cardiorrespiratória em escolares do 9° ano |
Authors: | Andrade, Jhonny Herbert de Miranda Oliveira |
metadata.dc.contributor.advisor: | Almeida, Arthur |
Abstract: | Introdução: Para promoção de saúde e melhora na qualidade de vida, a atividade física tem sido cada vez mais indicada para crianças e adolescentes. A atividade física para crianças e adolescentes propiciar um ganho na massa magra, redução do percentual de gordura, melhorando assim a composição corporal e reduzindo os fatores de risco cardíacos. Objetivo: Avaliar a função cardiorrespiratória relacionada à saúde de alunos do 9° ano do ensino fundamental do Colégio particular de Brasília-DF. Material e Métodos: Será aplicado o teste de 6 minutos e um questionário para saber se os alunos praticam outras atividades físicas ou está envolvido com algum esporte fora do ambiente escolar. Resultados e discussão: Sendo assim, escolares do sexo masculino de 14 anos de idade, 68% dos escolares estão abaixo dos níveis satisfatórios relacionados à saúde segundo o PROESP-DF e 32% estão acima da mesma. Nos resultados em escolares do sexo feminino na faixa etária de 14 anos revelou-se que 82% estão abaixo dos níveis satisfatórios relacionados à saúde segundo o PROESP-DF e 18% estão acima da mesma e na faixa etária de 15 anos de idade, 83% estão abaixo dos níveis satisfatórios relacionados à saúde segundo o PROESP-DF e 17% estão acima da mesma. Considerações Finais: A maioria dos escolares está abaixo dos níveis considerados satisfatórios para a promoção da saúde. |
Keywords: | Capacidade cardiorrespiratória Promoção da saúde Aptidão física |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7571 |
Issue Date: | Nov-2015 |
Appears in Collections: | EDF - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21366959.pdf | 2.32 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.