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dc.contributor.advisorLibano, Andrea Marilza-
dc.contributor.authorSantos, Marcela Coelho dos-
dc.date.accessioned2016-02-11T13:06:11Z-
dc.date.available2016-02-11T13:06:11Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7759-
dc.description.abstractUma das consequências do crescimento populacional foi o aumento da produção de resíduos sólidos. Com isso, a preocupação resultantes de atividades humanas tem sido percebida pela população. Desempenhar atividades com responsabilidade ambiental não é preocupação de setores produtivos e sim responsabilidade de todos os setores públicos e privados, assim também é no âmbito acadêmico. Programas gerenciais de gestão de resíduos vêm sendo implantado nas instituições de ensino superior. Este trabalho teve como objetivo analisar se o projeto de gestão do uso e destinação correta do resíduo papel, implantado nesta instituição de modo a verificar se o mesmo tem sido efetivo. Para isso foi aplicado um questionário nos setores participante do projeto e foi também analisado a quantidade em quilogramas do resíduo papel que foi destinado corretamente no período de um ano do projeto. Foi observado que 18 setores afirmaram fazer o uso dos coletores e que a separação adequada tem sido realizada em alguns setores. Independente de haver caixas coletoras, 19 setores fazem o uso do papel para rascunho no próprio setor. 11 setores afirmaram que não receberam ou não tem conhecimento da cartilha “Consumo, coleta seletiva e destinação final dos resíduos de papel” distribuída no UniCEUB. Em um ano de coleta seletiva no UniCEUB 9.065 Kg de resíduo solido do tipo papel branco foram destinados corretamente para a reciclagem. A representatividade do papel branco A4 atinge cerca de 40% do volume total de resíduos destinado para a reciclagem pela instituição. A partir das análises dos resultados a Comissão de Gestão Ambienta do UniCEUB optou por realizar mudanças nos procedimentos, com o intuito de promover melhora contínua nos processos de gerenciamento de resíduos. O sistema de coleta seletiva adotado tem alcançado resultados positivos, principalmente com a coleta de papel nos setores. Porém ainda é perceptível a necessidade de programas de educação ambiental com o intuito de melhorar o uso dos coletores pela população do campus. Além disso, ampliar a coleta seletiva nos setores e expandir para a comunidade acadêmica podem ser medidas que melhorem o desempenho ambiental da instituição.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2016-02-11T13:06:11Z No. of bitstreams: 1 51202411.pdf: 309382 bytes, checksum: 87fb3898725dabf4804f7a245f322839 (MD5)en
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectGerenciamento de resíduospt_BR
dc.subjectGestão ambientalpt_BR
dc.subjectColeta seletivapt_BR
dc.titleAnálise do projeto coleta e destinação do resíduo papel implanado na instituição UniCEUB: limites e potencialidadespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2016-02-11-
Appears in Collections:ICPD - Pós-graduação em Análise ambiental e desenvolvimento sustentável

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