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dc.contributor.advisorCiarallo, Gilson-
dc.contributor.authorMattos, Andre Sá de-
dc.date.accessioned2016-02-17T11:38:51Z-
dc.date.available2016-02-17T11:38:51Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7897-
dc.description.abstractSobretudo no século XXI, os dirigentes das organizações, de um modo geral, começam a dar importância à comunicação organizacional como uma das formas de dar ação ao planejamento estratégico organizacional sob a ótica de uma comunicação integrada de marketing. Uma comunicação organizacional que tem suas assessorias componentes operando de forma complementar e integradas segundo os preceitos da virtualidade como um espaço a mais para as mensagens organizacionais. Essa comunicação que valoriza a convergência e a sinergia de esforços como pontes de ligação por semelhança com o ciberespaço atua de forma a valorizar mensagens claras e, críveis por seus planejamentos prévios. Dessa forma, este trabalho tem o objetivo de estabelecer as potencialidades deste ambiente virtual, a serem utilizadas conceitualmente em cada área da CIM, de modo a proporcionar ferramentas para um “salto” de imagem da organização. Com isso, o olhar da organização deve estar voltado para a diferenciação em imagem institucional proporcionada por adaptações em processos e conceitos das suas assessorias em comunicação. A assessoria de relações públicas, primeiramente, deve atuar segundo as suas funções essenciais e específicas, adaptando-as às principais redes sociais do ciberespaço e às suas ferramentas virtuais, visando o publico-alvo. Em segundo lugar, a assessoria de publicidade e propaganda, inicialmente liderando as tarefas listadas para as ações de comunicação, envolve-se com ações propagandísticas no multiverso de acordo com o ciclo de vida do produto-marca, dosando sua atuação conforme as informações das demais assessorias. A liderança das assessorias de comunicação em cada tarefa, aqui chamadas de job, alterna-se conforme se apresentem as necessidades de planejamento e do ciclo de vida mencionado. Em terceiro lugar, a assessoria de imprensa atua de forma capital com ações de ligação com a sociedade, via mídia, de forma a aproveitar as ferramentas de divulgação de informações como fonte a jornalistas demandantes da organização. A evolução da comunicação integrada de marketing segundo o ciberespaço constitui, hoje, a principal lição a ser aprendida pelos profissionais de comunicação organizacional no gerenciamento de ações que estarão inexoravelmente relacionadas aos aspectos de planejamento estratégico, visão, missão e identidade institucional. Alinhada a esta tendência, a organização pode valer-se da visão de comunicação integrada de marketing atuante no ciberespaço, para minimizar seus custos e traduzir as principais tarefas de sua missão em ações claras e objetivas que projetem sua imagem. Dessa forma, conclui-se que todos os níveis organizacionais devem ser capazes de colaborar com as suas assessorias em comunicação, desenvolvê-las e integrá-las com os demais setores organizacionais de forma equilibrada e balanceada, visando um “salto” positivo na imagem percebida da organização e, com isso, o alcance da posição de destaque almejada na produção de inovações que ditarão as tendências neste século.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2016-02-17T11:38:51Z No. of bitstreams: 1 51103042.pdf: 3172925 bytes, checksum: 202f9bf6c106e63701b91668da9d8e90 (MD5)en
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectComunicação integrada de marketingpt_BR
dc.subjectCiberespaçopt_BR
dc.subjectAssessoria de relações públicaspt_BR
dc.subjectAssessoria de publicidade e propagandapt_BR
dc.subjectAssessoria de imprensapt_BR
dc.titleA comunicação integrada de marketing no ciberespaço: adaptações conceituais necessárias em seus processos e suas assessorias diante da virtualidadept_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.date.criacao2012-
Appears in Collections:ADM - Pós-graduação em Gestão da comunicação nas organizações

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