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dc.contributor.advisorMonteiro, Maria da Graça Miranda de França-
dc.contributor.authorSilva, Darlene Queiroz da-
dc.date.accessioned2016-02-17T13:20:29Z-
dc.date.available2016-02-17T13:20:29Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7913-
dc.description.abstractCom as mudanças trazidas pela globalização, as empresas privadas e as organizações públicas depararam-se com uma nova maneira de gerenciamento. No setor privado, o mercado percebeu a necessidade de buscar diferenciais além do produto ofertado. Compreender a importância do cliente externo e interno tornou-se estratégia crucial para manter-se em atividade. Já no setor público, a nova visão de Administração Pública, focada nos resultados, trouxe para a função do servidor a busca por um serviço de qualidade que satisfaça a demanda do cidadão. Sob esse cenário, surge a necessidade de uma gestão com visão ampla e percepção de que uma organização é composta por diversos stakeholders. Como esse novo olhar, os gestores começam a perceber a necessidade de políticas voltadas para o público interno no intuito de garantir que o cliente externo seja atendido com a qualidade pretendida. Surgem então as estratégias de marketing voltadas para dentro da empresa. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo verificar o papel do endomarketing no aumento da produtividade no serviço público brasileiro, instituindo uma proposta de ação para o Serviço Florestal Brasileiro, órgão do Ministério do Meio Ambiente. Para isso, foi necessário entender a evolução histórica da Administração Pública Brasileira, os conceitos de marketing interno e sua relação com a produtividade e, por meio de uma pesquisa quantitativa entre os servidores do órgão, conhecer o ambiente organizacional e verificar a eficiência que as ações internas podem ter em favor do nível de produção dos serviços. Observe-se que a pesquisa demonstrou a necessidade de uma organização alinhar sua visão sobre as estratégias de endomarketing com a visão dos servidores, além de destacar a importância da informação para o nível de produtividade e motivação de um servidor.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2016-02-17T13:20:29Z No. of bitstreams: 1 51200012.pdf: 798719 bytes, checksum: ddd81a320b8e0937cef02a8b39f7b90b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-02-17T13:20:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 51200012.pdf: 798719 bytes, checksum: ddd81a320b8e0937cef02a8b39f7b90b (MD5)en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAdministração públicapt_BR
dc.subjectEndomarketingpt_BR
dc.subjectProdutividadept_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectComunicação internapt_BR
dc.titleO papel do endomarketing no aumento da produtividade no serviço público brasileiro: uma proposta para o serviço florestal brasileiropt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2013-
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