Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7921
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | A comunicação interna nas Instituições de Ensino Superior: um estudo comparativo entre duas IES do DF |
Authors: | Silva, Janaina Gomes da |
metadata.dc.contributor.advisor: | Almeida, Patrícia Pinheiro |
Abstract: | O tema abordado neste estudo é a comunicação interna nas instituições de ensino superior. O objetivo aqui é demonstrar que existem fatores que auxiliam a comunicação integrada e interna de uma instituição de ensino, visando assim informar e integrar os diversos públicos com os quais elas se relacionam, direta ou indiretamente. É uma questão simples, mas existem dificuldades em identificar esses fatores, porém destaca-se que a comunicação interna é equacionada de forma estratégica nas instituições de ensino, sendo assim o problema desta pesquisa. A análise abrange pesquisa bibliográfica e uma análise comparativa entre duas Instituições de Ensino Superior do DF. Com esta pesquisa, constata-se que algumas instituições de ensino superior estão percebendo esse problema e o quanto é importante solucioná-lo, mudando o seu sistema de comunicação. Apesar de a comunicação interna ser um assunto bastante discutido, poucas instituições se dispõem e propõem mudanças. A necessidade de tornar os funcionários influentes, integrados e informados do que acontece na empresa, fazendo-os sentir parte dela, fez surgir a comunicação interna, considerada hoje como algo imprescindível às organizações, merecendo, cada vez mais, atenção especial. |
Keywords: | Comunicação empresarial Comunicação interna Planejamento estratégico Recursos humanos |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7921 |
Issue Date: | 31-Oct-2013 |
Appears in Collections: | ADM - Pós-graduação em Gestão da comunicação nas organizações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
51201555.pdf | 308.12 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.