Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7974
metadata.dc.type: TCC
Title: Gestão de pessoas e a didática em sala de aula: sobre a pertinência da associação dos saberes de gestão de pessoas e de didática na prática docente
Authors: Amador, Fernanda Bettina Chaibe Montenegro
Abstract: O objetivo geral do presente trabalho é compreender como os saberes de gestão de pessoas, aliados aos saberes de didática, podem contribuir para melhor conduzir as relações de ensino e aprendizagem no contexto do ensino superior. Para alcançar esses objetivos, procedeu-se da seguinte maneira: foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre didática e gestão de pessoas e posteriormente uma entrevista por e-mail com alguns professores sobre o respectivo tema. O critério de escolha dos entrevistados foi aleatório, tendo sido escolhidos pelo fato de trabalharem juntos e pela facilidade de acesso a eles. O estudo demonstrou que alguns docentes compreendem que o saberes da área de gestão de pessoas podem ser usados na atividade do ensino através do modo como atuam dentro da sala de aula, sobretudo considerando os conceitos de motivação, liderança e relacionamento interpessoal, dentre outros. No entanto, somente isso não basta, já que há docentes que não têm qualquer noção de didática, o que reflete no dia a dia podendo causar insatisfação aos alunos. O estudo chega a seguinte reflexão: A relação professor-aluno é fundamental em todos os níveis e modalidades de ensino. Através dela o aluno pode ser motivado a construir seu conhecimento à medida que interage com os demais, assim desenvolve percepções capazes de serem formadores de argumentos.
Keywords: Ensino
Aprendizagem
Docente
Gestão de pessoas
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7974
Issue Date: 22-Feb-2016
Appears in Collections:ADM - Pós-graduação em Gestão de pessoas e coaching

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
50910957.pdf351.51 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.