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dc.contributor.advisorCiarallo, Gilson-
dc.contributor.authorCunha, Renato Miguel-
dc.date.accessioned2016-02-22T17:24:45Z-
dc.date.available2016-02-22T17:24:45Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7978-
dc.description.abstractO objetivo geral deste trabalho foi apresentar, por meio da análise dos fatores que envolvem a atuação Gerencial e do estudo da Avaliação de Impacto do Treinamento no Trabalho no âmbito das organizações, um perfil de comportamento gerencial, baseado nos preceitos do Coaching Ontológico, que favoreça a construção de um ambiente de trabalho viável à transferência positiva de conhecimentos, habilidades e atitudes (CHAs), adquiridos nas ações de capacitação. Foram traçados os seguintes objetivos específicos: 1. Distinguir os tipos de avaliação de treinamento; 2. Identificar as variáveis que impactam positiva e negativamente no processo de transferência dos CHA’S ao ambiente de trabalho; 3. Apresentar as ferramentas básicas do Coaching Ontológico; 4.Definir como o gestor, no papel de Coaching Ontológico, pode intervir em uma equipe de trabalho de modo a elevar sua capacidade para uma atuação efetiva. Foi formatado e proposto à Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal-CAESB o curso “Instrumentos do Coaching Ontológico”, voltado para 25 gestores da Instituição, no qual são trabalhadas as ferramentas do Coaching Ontológico. Elaborou-se um formulário padronizado, contendo 6 perguntas. Em seguida, foi proposto que seja feita a aplicação desse formulário após 2 meses da realização do evento supracitado. O objetivo desse levantamento é saber se 50 colaboradores, egressos de eventos de capacitação, e subordinados aos gestores participantes do curso citado acima, se sentiram mais motivados, a partir da atuação do seu superior hierárquico, a transferir ao ambiente de trabalho os novos conhecimentos aprendidos. Assim, atingiu-se, com a intervenção realizada, o resultado esperado, uma vez que se apresentou um perfil gerencial, baseado nos preceitos do Coaching Ontológico, adequado à transferência positiva de CHAs no ambiente de trabalho. Concluiu-se, com esta produção acadêmica que, para se criar um ambiente favorável ao processo de transferência de conhecimentos, o gestor deve construir com seus subordinados um relacionamento pautado nos propósitos do Coaching Ontológico, relacionamento no qual, segundo Araújo (1999), uma pessoa se compromete a apoiar a outra a atingir um determinado resultado: seja ele o de adquirir competências e/ou produzir uma mudança específica.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2016-02-22T17:24:45Z No. of bitstreams: 1 51104020.pdf: 994617 bytes, checksum: 48cfaaf2ca69d335084aa2307ba28902 (MD5)en
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAtuação gerencialpt_BR
dc.subjectCoaching ontológicopt_BR
dc.subjectTransferênciapt_BR
dc.subjectAmbiente de trabalhopt_BR
dc.subjectAvaliação de impactopt_BR
dc.titleAvaliação de impacto do treinamento no trabalho: o coaching ontológico como fator de sucesso à transferênciapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2016-02-22-
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