Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7980
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Dificuldades e desafios no processo de implantação da avaliação de desempenho nas Instituições Federais de Ensino Superior |
Authors: | Reis, Ana Carolina Alvarenga |
metadata.dc.contributor.advisor: | Ciarallo, Gilson |
Abstract: | Este trabalho buscou identificar as dificuldades e desafios no processo de implantação da avaliação de desempenho nas instituições federais de ensino superior. Para isso, conceitua-se a avaliação de desempenho, descreve-se a evolução dos métodos de avaliação, conhecendo a sistemática e legislação da avaliação na Administração Pública, identificam-se as características do planejamento para sua implantação, faz-se uma breve descrição da estrutura organizacional das IFES e por fim, propõem-se sugestões para implantação efetiva de um sistema de avaliação de desempenho. A pesquisa usou o método qualitativo de análise de dados, sendo as universidades federais de ensino superior universo desta pesquisa, e como instrumento para coleta de dados foi utilizado questionário de pesquisa, com perguntas abertas, encaminhados para o e-mail das instituições. Os resultados achados por meio dos questionários foram ao encontro da teoria, mostrando que o sucesso da implantação do sistema de avaliação depende de múltiplos fatores, entre os quais a qualidade das estratégias de implantação utilizadas. Ficou evidente a complexidade de um sistema de avaliação, uma vez que, já na sua implantação, inúmeros aspectos devem ser observados, a fim de que o processo seja efetivo e os resultados, satisfatórios. |
Keywords: | Avaliação de desempenho Dificuldade e desafio Implantação Efetividade |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7980 |
Issue Date: | 24-Apr-2013 |
Appears in Collections: | ADM - Pós-graduação em Gestão de pessoas e coaching |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
51106601.pdf | 1.03 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.