Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7980
metadata.dc.type: TCC
Title: Dificuldades e desafios no processo de implantação da avaliação de desempenho nas Instituições Federais de Ensino Superior
Authors: Reis, Ana Carolina Alvarenga
metadata.dc.contributor.advisor: Ciarallo, Gilson
Abstract: Este trabalho buscou identificar as dificuldades e desafios no processo de implantação da avaliação de desempenho nas instituições federais de ensino superior. Para isso, conceitua-se a avaliação de desempenho, descreve-se a evolução dos métodos de avaliação, conhecendo a sistemática e legislação da avaliação na Administração Pública, identificam-se as características do planejamento para sua implantação, faz-se uma breve descrição da estrutura organizacional das IFES e por fim, propõem-se sugestões para implantação efetiva de um sistema de avaliação de desempenho. A pesquisa usou o método qualitativo de análise de dados, sendo as universidades federais de ensino superior universo desta pesquisa, e como instrumento para coleta de dados foi utilizado questionário de pesquisa, com perguntas abertas, encaminhados para o e-mail das instituições. Os resultados achados por meio dos questionários foram ao encontro da teoria, mostrando que o sucesso da implantação do sistema de avaliação depende de múltiplos fatores, entre os quais a qualidade das estratégias de implantação utilizadas. Ficou evidente a complexidade de um sistema de avaliação, uma vez que, já na sua implantação, inúmeros aspectos devem ser observados, a fim de que o processo seja efetivo e os resultados, satisfatórios.
Keywords: Avaliação de desempenho
Dificuldade e desafio
Implantação
Efetividade
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7980
Issue Date: 24-Apr-2013
Appears in Collections:ADM - Pós-graduação em Gestão de pessoas e coaching

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
51106601.pdf1.03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.