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metadata.dc.type: TCC
Title: Aquisição, manutenção e motivação de força de trabalho competente: estratégias do gestor de grandes empresas de tecnologia da informação sob enfoque da governança de TI
Authors: Pereira, Marieli Ohse
metadata.dc.contributor.advisor: Foina, Paulo Rogério
Abstract: O segmento de Tecnologia da Informação está diretamente ligado à construção de soluções associadas ao conhecimento. A dependência do capital intelectual fez surgir uma grande demanda por profissionais qualificados e competentes, o que criou um desafio para as empresas de TI, o gerenciamento da aquisição, da manutenção e da motivação de uma força de trabalho competente num segmento dinâmico e cheio de peculiaridades. Sendo assim, identificou-se a importância da utilização de diretrizes de gestão de pessoas que considerem as questões relacionadas ao segmento de TI. A Governança de TI contribui para a avaliação dos processos de gestão em TI, pois apresenta os tópicos necessários para o atendimento das demandas, com padrões definidos, desenvolvendo os processos operacionais e de gestão de forma estruturada. Na gestão de pessoas, o framework de Governança de TI Control Objectives for Information and related Technology (COBIT) possui um processo (PO7) relacionado ao gerenciamento de recursos humanos que serve de base para a análise da gestão de pessoas em TI. Sendo assim, o trabalho utilizou o método qualitativo para pesquisar a natureza do processo PO7 – Gerenciar Recursos Humanos de TI, descrevendo a complexidade do problema para analisar a interação das variáveis, compreender e classificar processos dinâmicos. As informações foram obtidas por meio de pesquisa bibliográfica para análise da literatura existente sobre administração de recursos humanos, gestão de pessoas e comportamento organizacional. A pesquisa bibliográfica abrangeu a bibliografia já tornada pública em relação ao tema de estudo, tais como publicações avulsas, monografias, teses e livros. Os resultados obtidos comprovam que o sucesso na motivação e na retenção do capital humano em TI vai além da simples aplicação de políticas de gestão de pessoas convencionais, ele é obtido quando as empresas são capazes de aplicar políticas de gestão de pessoas resultantes de um sistema empregado de forma integrada e mensurável, como ocorre com os processos de Governança de TI. O framework COBIT propõe políticas de gestão de pessoas baseadas em práticas definidas e acordadas de recrutamento, treinamento, avaliação de desempenho, promoção e desligamento. As técnicas de gestão de pessoas estão em sintonia com os objetivos de controle detalhados do COBIT, à medida que auxiliam na obtenção de resultados de acordo com as métricas detalhadas propostas no modelo de maturidade do processo. Entretanto, a Governança de TI ainda não está totalmente preparada para lidar com a gestão de pessoas, sendo necessário reavaliar a ausência de diretrizes em outros frameworks, bem como o tratamento dado pelo COBIT para a gestão de pessoas, que é classificada como gerenciamento de recursos, o que está em desacordo com as orientações da literatura analisada.
Keywords: Gestão de pessoas
Governança de TI
COBIT
Processo
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8057
Issue Date: 14-Dec-2012
Appears in Collections:ENC - Pós-graduação em Governança em tecnologia da informação

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