Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8070
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBastos, Alessandra-
dc.date.accessioned2016-02-23T18:31:09Z-
dc.date.available2016-02-23T18:31:09Z-
dc.date.issued2014-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8070-
dc.description.abstractO objetivo desta monografia é responder quais elementos da Tradição de Oralidade – categoria analítica proposta pelo sociólogo Antonio Candido para a compreensão da formação da literatura brasileira –, são encontrados nas canções populares brasileiras. Abrange o samba, a bossa nova, a MPB e a tropicália, com rápida passagem pelo rock dos anos 80 e pelo rap mais atual. O estudo constatou que, na música brasileira, são perceptíveis vários elementos da Tradição de Oralidade como o nacionalismo, o intérprete como conhecedor a ser seguido, as palavras-de-ordem, o discurso emotivo, as relações de favor entre classe artística e Estado, o conformismo e a inação. O social, histórico, cultural, político e ideológico não são cenários, mas protagonistas dessas experiências musicais. São temas usados nas canções e são também os construtores das mesmas canções. Sobretudo durante o primeiro período analisado, a música foi a principal manifestação cultural brasileira e foi usada como instrumento ideológico e político, tanto pelo Estado, quanto por artistas. Com o tropicalismo é possível ver um afastamento em relação a essa tradição, expressa também na experiência do rock dos anos 80, assim como na do rap. A metodologia utilizada foi a Análise de Discurso, tratando dos processos de constituição do objeto e não meramente do seu produto.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2016-02-23T18:31:09Z No. of bitstreams: 1 51102250.pdf: 1758642 bytes, checksum: 59cd04429c1b1d717e6e0599b796cd7a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-02-23T18:31:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 51102250.pdf: 1758642 bytes, checksum: 59cd04429c1b1d717e6e0599b796cd7a (MD5)en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectTradição de oralidadept_BR
dc.subjectNacionalismopt_BR
dc.subjectConformismopt_BR
dc.subjectInaçãopt_BR
dc.titleA herança da tradição de oralidade na música brasileira entre os anos 30 e os dias atuaispt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2016-02-23-
dc.identifier.orientadorEleonora Zicari Costa de Britopt_BR
Appears in Collections:HIS - Pós-graduação em História, sociedade e cidadania

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
51102250.pdf1.72 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.