Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8071
metadata.dc.type: TCC
Title: Construção da cidadania: a contribuição da mediação de leitura para crianças do ensino fundamental
Authors: Pereira, Aurora da Silva
metadata.dc.identifier.orientador: Raquel Boing Marinucci
Abstract: Esta monografia apresenta o relato de experiência da autora sobre o trabalho desenvolvido em oficina de mediação de leitura, para crianças oriundas de famílias de baixa renda, matriculadas nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola de periferia do Distrito Federal. A intenção inicial da oficina era a de promover o entretenimento e estimular o gosto e o hábito de leitura. Contudo, no decorrer do processo, a autora percebeu a necessidade de redirecionamento do trabalho para a utilização da leitura como mediadora para a construção da cidadania. O estudo e a análise da experiência, pautados na metodologia da observação participante com abordagem antropológica e enfoque multicultural, conduziu à apresentação de uma nova proposta de trabalho. O arcabouço teórico-conceitual que fundamenta o estudo centra-se na teoria sócio-histórico-cultural, de Vygotsky; na concepção filosófica de Lévinas e nos estudos de Stuart Hall e Humberto Maturana sobre a importância do outro na construção da identidade; na contribuição pedagógica de Paulo Freire; e nas concepções sobre o multiculturalismo de Peter Mclaren, Vera Maria Candau, Gonçalves e Silva; e ainda na teoria da complexidade, de Edgar Morin. Este estudo tem como resultado a possibilidade de implementação de novas oficinas de leitura para crianças, cuja proposta vislumbra a mediação de um trabalho mais consciente, do ponto de vista acadêmico, direcionado à construção da cidadania.
Keywords: Mediação de leitura
Criança
Cidadania
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8071
Issue Date: 2014
Appears in Collections:HIS - Pós-graduação em História, sociedade e cidadania

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
51106018.pdf1.53 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.