Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8085
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMattos, Andre Sá de-
dc.contributor.authorSá, Cristina Vieira Araújo-
dc.date.accessioned2016-02-24T12:14:05Z-
dc.date.available2016-02-24T12:14:05Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8085-
dc.description.abstractA ascensão do empreendedorismo vem paralelamente ao processo de privatização das grandes estatais e abertura do mercado interno para concorrência externa. Por isso, é importante incentivar empreendedores que ajudem o país no seu crescimento e gere possibilidade de trabalho, renda e maiores investimentos. Neste aspecto, o marketing tem muitas contribuições a oferecer ao estudo do empreendedorismo, em especial porque possui uma função crucial que é alinhar criatividade e inovação, dois fatores essenciais ao empreendedorismo. Uma das formas recentes de empreendedorismo no final da década de 1990 no Brasil, é a startup, termo plenamente utilizado no cenário de tecnologia, passou a designar grupos de pessoas trabalhando em uma ideia original com potencial de “fazer dinheiro”. Atualmente, o termo é largamente utilizado para designar empresas nascentes de tecnologia, em especial as que lidam com internet. A escolha deste tema deve-se ao interesse de compreender a ascensão e crescimento do mercado brasileiro. A ascensão de uma nova classe média, a pequena competição no setor digital e a crise nos EUA e Europa tornaram o Brasil o novo paraíso de startups. Além disso, o apreço dos internautas brasileiros pelas redes sociais e a popularização da banda larga e da internet móvel descortinam um horizonte de oportunidades nos setores de tecnologia e internet. Assim, a questão que se quer investigar neste estudo é: È possível a implantação de um centro de inteligência compartilhada para empreendedores digitais e startups, com foco nos desenvolvedores de soluções web, no Distrito Federal? O objetivo geral do estudo é discutir a implantação de um centro de inteligência compartilhada para empreendedores digitais e startups, com foco nos desenvolvedores de soluções web, no Distrito Federal. Os objetivos específicos são: Esclarecer o significado da palavra empreendedorismo; Contextualizar diversos conceitos sobre startups e investimento anjo como novo modelo de mercado no Brasil; Discutir através da pesquisa de campo, as necessidades e anseios dos empreendedores digitais do Distrito Federal; Discutir a viabilidade e benefícios da implantação de um centro de inteligência no Distrito Federal. A pesquisa foi organizada em cinco capítulos, respondendo aos objetivos específicos levantados neste estudo. A metodologia adotada para o desenvolvimento da pesquisa foi à pesquisa qualitativa, com a técnica exploratória, descritiva simples. A conclusão deste estudo aponta para considerações importantes sobre Startups na Internet no Brasil, como empresas com custos de manutenção baixos, mas que conseguem crescer rapidamente e gerar lucros cada vez maiores. Além disso, o negócio desenvolvido deve ser viável, ou seja, que ele será não só sustentável, mas que apresente também potencial de sucesso. No Distrito Federal, de acordo com a pesquisa realizada com empreendedores, estes aprovam a criação de um CIC – Centro de Inteligência Compartilhada.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2016-02-24T12:14:05Z No. of bitstreams: 1 51106495.pdf: 421206 bytes, checksum: d6f9cd9f7481c33af90a0aceaeff8f9c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-02-24T12:14:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 51106495.pdf: 421206 bytes, checksum: d6f9cd9f7481c33af90a0aceaeff8f9c (MD5)en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectNegóciopt_BR
dc.subjectPlano de negóciopt_BR
dc.subjectModelo de negóciopt_BR
dc.subjectStartuppt_BR
dc.subjectCentro de inteligência compartilhadapt_BR
dc.subjectCoworkingpt_BR
dc.subjectInvestidor-anjopt_BR
dc.titleEmpreendedorismo digital: estudo para implantação de um centro de inteligência compartilhada para empreendedores digitais e Startups no Distrito Federalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2016-02-24-
Appears in Collections:ADM - Pós-graduação em Marketing e cadeia de valor

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
51106495.pdf411.33 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.